Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Dias das mulheres na CCI França Brasil SP apresenta trajetória de sucesso da CEO do BNP Paribas

Dias das mulheres na CCI França Brasil SP apresenta trajetória de sucesso da CEO do BNP Paribas

Assumir o cargo mais alto de liderança em uma grande corporação internacional é sempre um feito memorável na carreira de qualquer profissional. E, quando se trata de uma mulher, essa conquista torna-se ainda mais surpreendente. 

Foi exatamente isso que aconteceu na carreira da executiva do BNP Paribas Sandrine Ferdane. Ela é a primeira mulher de toda história do banco a assumir o comando das operações como CEO para a América Latina, cargo que ocupa desde 2015.

Sandrine foi a convidada especial para o evento de comemoração do Dia Internacional das Mulheres da CCI França Brasil (SP), realizado na sede da entidade, no dia 8 de março deste ano. 

A executiva contou sobre sua trajetória profissional, desde quando saiu da França e veio para o Brasil, em 1998, até o momento em que assumiu o comando do BNP na América Latina. Também falou sobre os desafios de conciliar a vida pessoal e familiar com as responsabilidade do trabalho corporativo.

“Um dos grandes desafios foi entender minha condição de mulher dentro de um ambiente dominado por homens. Pois, na verdade, nunca me preocupei em desenhar uma carreira tradicional. Gosto do sentimento de liberdade e de deixar a vida me conduzir pelos caminhos que surgem à minha frente”, comentou Sandrine.

Entretanto, a executiva acredita que a evolução da participação feminina no mercado de trabalho passa também pelo desejo dos homens em promover essa inclusão. “Nada acontece de forma unilateral. É preciso envolver as partes, pois não existe discussão e progresso das mulheres sem que os homens estejam envolvidos e reflitam sobre o tema”, acrescentou.

Para Sandrine, não faz sentido falar apenas de uma diversidade sem falar de outras. “Embora hoje seja comemorado o dia das mulheres, é preciso incluir neste debate temas como raça, portadores de necessidades especiais, LGBT e outros”, ressaltou.

Quer participar de nossos eventos? confira nossa agenda aqui.

São Paulo

Voltar à lista