Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Três maneiras de utilizar o digital para fazer crescer o seu negócio

Três maneiras de utilizar o digital para fazer crescer o seu negócio

Saber traçar uma estratégia de negócio eficiente no meio digital não é das tarefas mais simples. O atual cenário de hiperconectividade e convergência de mídias traz uma vasta opção de plataformas, ferramentas e especificidades para comunicação de uma marca, que deve estar atenta a um consumidor com voz ativa, pouco tempo disponível e cada vez mais exigente diante dos produtos que seleciona em seu carrinho de compras.  Para debater o tema, a Comissão Digital da CCI França-Brasil promoveu um encontro com especialistas no universo digital nesta quarta-feira (25/07), em sua sede no Rio. 

O Coordenador da Comissão, Xavier Leclerc (MOX Digital ; Futuro | Rio), abriu o evento e fez uma breve introdução ao histórico das transformações ocorridas no meio digital. Para ele, a grande mudança passa pela ampliação de tecnologias que permitem via objetos equipados por redes de sensores conectados à Internet (IoT – Internet das coisas)  oferecer facilidades e serviços para atender diversas finalidades, desde demandas do dia a dia até complexas plantas industriais, ao mesmo tempo em que coletam e enviam dados. 

O especialista trouxe para o debate a inteligência de dados como base para definição de estratégia e análise de resultados. “O problema não é termos muitas informações disponíveis, mas ter a capacidade de filtrá-las e saber aplicá-las corretamente”, alertou.  

Na segunda parte do encontro, Ana Paula Tavares, sócia-diretora da Aporama Marketing Digital, apresentou dicas, conceitos e casos práticos relacionados ao marketing digital aplicado a diferentes tipos de negócios. A primeira recomendação de acordo com ela é saber identificar o que cada empresa busca alcançar como resultado antes de partir para definição de estratégias, canais e por em prática qualquer plano desenhado.  “Entender o objetivo do seu negócio é o passo inicial para que se possa definir um planejamento, as ferramentas a serem utilizadas e saber em qual posicionamento do funil de marketing se encontra sua marca ou empresa”, completou. 

Tem interesse em utilizar o marketing digital para fazer crescer o seu negócio? Abaixo, três dicas apresentadas na palestra da Comissão Digital que irão ajudar a completar essa tarefa:

1 – Seu site é responsivo e com SEO?

Sites responsivos são aqueles que se adaptam automaticamente ao dispositivo utilizado pelo usuário a partir do tamanho da tela visualizada. Já SEO é a sigla para "Search Engineering Optimization" e corresponde ao conjunto de técnicas de otimização para web. Ter um site responsivo e com orientações de SEO facilita a navegação e é fundamental para a sua qualificação em mecanismos de buscas, gerar maior tráfego e melhorar o posicionamento orgânico nos buscadores. 

2 – Você gera conteúdo pertinente e interessante?

“O vídeo vai representar 80% do tráfego da Internet em 2021”, apontou Ana Paula ao comentar a importância da produção de conteúdo relevante e alinhado aos interesses do público-alvo para gerar leads e conquistar consumidores, tornando-os “embaixadores da marca”.

3 – Sua publicidade fala com as pessoas certas?

Em 2017, o investimento em publicidade digital no Brasil foi de R$14,8 bilhões, montante 25,5% superior ao destinado em 2016. Para Ana Paula uma publicidade eficiente deve partir de um trabalho de análise prévio do público com o qual a marca deseja se comunicar e de constante monitoramento e avaliação dos resultados gerados. A dica é desenvolver um planejamento que contemple etapas, selecionar os canais de acordo com o público e os resultados esperados, além de segmentar anúncios e posts a partir do perfil de pessoas que a marca deseja impactar. 

Quer saber mais? Participe do Workshop em Marketing Digital que será realizado no dia 22 de agosto. Inscrições, aqui. 

Rio de Janeiro

Voltar à lista