Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Aumentar repertório é mais importante do que uma trajetória vertical na carreira

Aumentar repertório é mais importante do que uma trajetória vertical na carreira

A evolução tecnológica e o avanço nos processos de inovação têm transformado significativamente as relações de trabalho no Brasil e no mundo. O principal desafio para empresas e profissionais é desenvolver um perfil mais flexível, capaz de absorver as mudanças impostas pelo atual cenário político e econômico.

A afirmação foi feita por Silvio Paciello, diretor de Recursos Humanos da Samsung no Brasil, em encontro da CCI França Brasil (SP), realizado no dia 11 de agosto, na sede da entidade, em São Paulo, que debateu as grandes tendências no mercado de trabalho e nas carreiras.   

Segundo Paciello, a resiliência profissional é hoje uma caraterística altamente valorizada pelas empresas. “Na verdade, o importante na carreira não é ter exclusivamente uma trajetória vertical e sim ocupar espaços que permitam a ampliação de repertório”, disse. “Ou seja, o profissional deve investir também em assumir novos desafios, conhecer novas culturas empresariais e atuar em negócios diversos”, acrescentou.

O evento da CCI França Brasil contou também com a participação de Christiano Moreno, fundador da consultoria de RH que leva seu nome. De acordo com Moreno, empresas e profissionais têm desenvolvido cada vez mais um modelo flexível de trabalho. “A Reforma Trabalhista no Brasil segue a tendência mundial de flexibilizar as relações de trabalho a ponto de individualizar os contratos entre empregados e empregadores”, comentou.

O consultor destacou ainda as cinco características que considera fundamental para um profissional no novo cenário empresarial. “O profissional de hoje e do futuro deve atuar com paixão, construir network, ter resiliência, ser flexível e buscar constante a inovação”, explicou.      

São Paulo

Voltar à lista