Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Câmara de Comércio França-Brasil homenageia o matemático Artur Avila na 17ª edição do Prêmio Personalidade

Câmara de Comércio França-Brasil homenageia o matemático Artur Avila na 17ª edição do Prêmio Personalidade

A Câmara de Comércio França-Brasil realiza no dia 5 de dezembro a 17ª edição do Prêmio Personalidade, no Edifício AQWA Corporate, na Zona Portuária. O homenageado deste ano será Artur Avila, matemático franco-brasileiro, que simboliza a cooperação científica internacional e ressalta a pesquisa fundamental como um importante instrumento fomentador da criatividade.

Para o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Maxime Rabilloud, Artur Avila encarna o fortalecimento dos laços França-Brasil e representa muito bem o significado do Prêmio, que tem como objetivo homenagear franceses e brasileiros por contribuírem para aproximação dos dois países em diversos setores. Já o matemático Artur Avila demonstrou entusiasmo ao saber que seria homenageado. “Fico honrado e feliz em receber esse prêmio. Por um lado, reforça os laços entre a França e o Brasil na matemática, que sempre foram importantes para mim. Por outro, representa um reconhecimento da importância da pesquisa científica para a sociedade em geral. Seria muito bom se relações mais estreitas entre a indústria e o meio acadêmico fossem mais estimuladas”, diz.

A edição 2017 traz novidades e terá um bate-papo com o pesquisador e outras personalidades sobre temas ligados ao processo de produção matemática, os desafios da educação na construção dos caminhos que vão da formação básica à pesquisa científica, assim como o impacto da matemática, tanto em termos de tecnologia quando de interação com o mundo que nos cerca. “O Prêmio Personalidade França-Brasil deste ano busca homenagear a comunidade científica e sua contribuição para a inovação, que repousa sobre um ecossistema associando empresas, pesquisadores e institutos de pesquisa que formam e desenvolvem os talentos. Essa é uma via de atuação da CCIFB, pela qual se busca estimular a aproximação do meio industrial ao da pesquisa e inovação”, explica o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil. 

Maxime reforça ainda o fato de estarmos em um momento particularmente propício a essa discussão: “Os anos de 2017 e 2018 foram instituídos como o Biênio da Matemática no Brasil, com grandes eventos internacionais realizados pela primeira vez no país, e tendo o Rio de Janeiro como sede”, observa. Em julho deste ano o Rio acolheu a Olimpíada Internacional da Matemática e em 2018 estão previstos, em julho e agosto, o  Encontro Mundial de Mulheres em Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos, que ocorrerá pela primeira vez na América Latina, bem como no Hemisfério Sul..

Sobre o homenageado

Nascido no Rio de Janeiro em 1979, Artur Avila iniciou seus estudos na capital fluminense antes de tornar-se integrante do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo. Graduou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, com apenas 21 anos, concluiu seu doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 


Em 2001 começou a fortalecer suas relações com a França, época em que ingressou no pós-doutorado do Collège de France de Paris. Mais tarde foi aprovado no concurso do CNRS, sendo posteriormente promovido a diretor de pesquisas da Instituição. O reconhecimento mundial veio em 2014, ao ganhar a Medalha Fields – maior prêmio concedido a pesquisadores no campo da matemática, frequentemente comparado ao Nobel – por sua dedicação ao estudo dos sistemas dinâmicos, área que investiga a evolução de fenômenos variados no tempo.  

Atualmente o matemático divide-se entre Paris e Rio de Janeiro, cidades a partir das quais colabora com grupos de pesquisa de vários países. Seus estudos e atuação conjunta no Centre National de la Recherche Scientifique e no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada abrem novos caminhos nas ciências matemáticas.  “Minha contribuição direta se insere na tradição da colaboração franco-brasileira em Matemática e acontece através das minhas atividades de pesquisa com pessoas dos dois lados, envolvendo desde pesquisadores estabelecidos a estudantes”, diz Artur. 

Para Artur, a pesquisa científica no Brasil e a matemática evoluíram muito desde a metade do século XX, mas ainda há muito a ser feito. “Há muita pesquisa de qualidade internacional feita no Brasil, mas concentrada em certas direções que não representam a amplitude da matemática como acontece na França, por exemplo. O processo de crescimento da matemática brasileira vai envolver naturalmente o desenvolvimento de múltiplos polos de pesquisa de qualidade, melhor distribuídos geograficamente”, comenta.

Sobre o Prêmio Personalidade França-Brasil 

Criado em 2001, o Prêmio Personalidade acontece anualmente com objetivo de homenagear brasileiros e franceses por contribuírem para o fortalecimento das relações entre França e Brasil. Desde a sua concepção, a premiação já homenageou 20 personalidades, responsáveis por liderar iniciativas de aproximação entre os dois países, em diferentes campos de atuação: socioeconômico, político, ambiental, filantrópico, cultural e acadêmico. 

O Prêmio é um momento muito aguardado pelos associados e parceiros da CCIFB pois, além de ser a confraternização de fim de ano, é acompanhado por um jantar de gala para convidados, com menu tradicionalmente assinado por premiados chefs: Roland Villard, Frédéric Monnier, Roberta Ciasca e Flávia Quaresma. 

Sobre o espaço 

Por unir inovação, sustentabilidade e tecnologia em um só espaço, o edifício AQWA Corporate foi escolhido neste ano para abrigar o tradicional jantar e a cerimônia de outorga do Prêmio Personalidade França-Brasil. Desenvolvido com a expertise global da Tishman Speyer e assinado pelo escritório de arquitetura Foster+Partners, do renomado Norman Foster, o empreendimento está estrategicamente posicionado no coração da maior área de intervenção urbana do país: o Porto Maravilha.

Além do impacto visual do projeto, o edifício conta com diferenciais sustentáveis para otimização de recursos energéticos e hídricos, sendo detentor da pré-certificação LEED Gold de sustentabilidade. 

Todos os pavimentos do AQWA Corporate proporcionam uma vista única, de 360 graus, para toda a cidade do Rio de Janeiro e seu patrimônio natural e turístico, como a Ponte Rio-Niterói, Pão de Açúcar, Corcovado e Baía de Guanabara. O cenário ideal para oferecer uma premiação de alto conteúdo e com a sofisticação habitual do Prêmio Personalidade.

Serviço:

Prêmio Personalidade França-Brasil 2017

Data: 05 de dezembro 

Local: Edifício AQWA Corporate (Via Binário do Porto 299, Porto Maravilha – Rio de Janeiro)
Horário: Das 18h30 às 23h00

Informações de patrocínio: 21 2220-1015

Rio de Janeiro

Voltar à lista