Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Câmara discute o Programa de Voluntariado Internacional em Empresas (V.I.E)

Câmara discute o Programa de Voluntariado Internacional em Empresas (V.I.E)

Como medida de facilitar o desenvolvimento internacional das filiais francesas no exterior, o governo francês criou, em 2002, o Programa de Voluntariado Internacional em Empresas (V.I.E). O projeto possibilita a companhia contratar jovens altamente qualificados, entre 18 e 28 anos, para uma missão profissional em outro país, por um período de, no máximo, 24 meses.  

A Business France atua como intermediária entre a instituição na França e o jovem. A gerente comercial de marketing, comunicação e V.I.E, Fáridah Lopes de Matos, dividiu sua experiência na área com os associados da CCIFB-SP que participaram da Comissão do Mundo do Trabalho. A palestrante falou sobre os principais tópicos do programa, tais como as modalidades de participação, custos, tributação, tipos de vistos, férias, licenças e deveres do contratado. 

Segundo dados da Business France, atualmente 170 jovens fazem parte do projeto no Brasil, recrutados por 100 organizações de diversos ramos de atividade. “Aqui, ao contrário do que acontece no resto do mundo, as empresas que mais utilizam V.I.E são as de grande porte”, esclarece a especialista. Em nível global, 78% das companhias cadastradas no programa são de porte pequeno e médio ou intermediário. 

O Brasil é o 16º país de destino destes colaboradores estrangeiros, de um total de 129 federações. O candidato contemplado recebe uma gratificação para se manter no novo país, cobertura de saúde e despesas da viagem de ida e volta. O valor é definido de acordo com a localidade da recrutadora. Se ela estiver instalada na cidade de São Paulo, o benefício será de 2.278,00 euros. 

“A empresa não tem nenhum vínculo trabalhista com o V.I.E e todo o custo que o jovem terá já vai estar embutido nesta gratificação mensal”, explica Fáridah. Desde o começo, o projeto já formou quase 75 mil pessoas em todo o mundo, em 7.204 organizações francesas.

São Paulo

Voltar à lista