Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. CCI França-Brasil participa de lançamento industrial do Groupe PSA em Porto Real, no Rio de Janeiro

CCI França-Brasil participa de lançamento industrial do Groupe PSA em Porto Real, no Rio de Janeiro

A CCI França-Brasil participou nesta terça-feira (31/07) do lançamento do novo SUV Citroën C4 Cactus, no Polo Industrial Brasil do Groupe PSA em Porto Real,  no Rio de Janeiro. O veículo integra o projeto global do grupo totalmente liderado pela América Latina para contribuir com o aumento dos volumes e a consolidação da marca no segmento SUV, o que mais cresce na região. O objetivo é aumentar a participação no mercado automotivo brasileiro de 1,9%  para 5% até 2021. Apesar do cenário econômico ainda mostrar recuperação do setor, a estratégia de crescimento segue ao lado de resultados positivos. No primeiro semestre de 2018, o Groupe PSA apresentou crescimento de 38% em unidades vendidas em todo mundo frente ao mesmo período do ano anterior. 


“O novo SUV C4 Cactus é um grande orgulho para a nossa equipe da América Latina, que teve o desafio de liderar o desenvolvimento deste veículo global e o fez de maneira extraordinária. Ele é um dos mais importantes lançamentos que temos em nosso plano de crescimento rentável “Push to Pass” para a região e para a marca Citroën”, declarou Patrice Lucas, Presidente Brasil e América Latina e membro do Comitê Executivo do Groupe PSA.  

O lançamento dinamiza as atividades do polo industrial brasileiro de Porto Real. Desde 2016, a planta tem recebido investimentos que até o final do ano irão somar R$ 580 milhões. Como resultado, o complexo desenvolveu novas operações e investiu na aplicação de tecnologias digitais e da indústria 4.0. A partir dessa constante modernização, o grupo pretende dar sequência a fabricação de produtos competitivos, com alta qualidade, design e conforto. Além de atender ao mercado brasileiro, a produção do novo SUV C4 Cactus será também destinada a exportações para Argentina e outros países latino-americanos, e demais mercados promissores em estudo, como a África. 

“Somos hoje um polo exportador para a América Latina e uma das empresas mais importantes neste item para o estado do Rio de Janeiro, de modo que a eficiência de nossos processos e a fabricação de produtos altamente competitivos é essencial para que continuemos atingindo os nossos objetivos e possamos continuar a crescer de forma rentável. Nossos fornecedores, colaboradores e outros parceiros estão todos alinhados com este objetivo”, explicou Jean Mouro, Vice-Presidente Sênior de Processos Monozukuri América Latina.

Além da fábrica de veículos, o Polo Industrial Brasil do Groupe PSA em Porto Real também possui uma linha de fabricação de motores, que completou a marca de 2 milhões de unidades produzidas em março de 2018 e cuja nova linha de virabrequins - que recebeu R$ 43 milhões adicionais de investimentos - acaba de ser inaugurada, possibilitando agora uma substituição da importação destes componentes pelos locais. Já a fábrica de veículos produziu mais de 1,6 milhão de unidades desde sua inauguração em 2001 e, juntamente com o novo SUV C4 Cactus, fabrica os modelos Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3 e Aircross.  A planta integra a lista das cinco mais modernas do grupo no mundo. 

Confira as fotos:

Rio de Janeiro

Voltar à lista