Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Cenário aponta recuperação da economia

Cenário aponta recuperação da economia

Apesar do seguido aumento do desemprego e da recuperação ainda lenta de setores da economia, o professor e economista José Márcio Camargo acredita que o PIB brasileiro deverá apresentar crescimento entre 2,5% e 3% em  2018, mantendo a previsão inicial divulgada pelo Banco Central. Camargo foi convidado pela Comissão Jurídica, coordenada pelo advogado Bernardo Mendes Vianna (Vieira Rezende Advogados), para apresentar projeções e análises do atual cenário econômico-político brasileiro, em palestra realizada na sede da CCI França-Brasil do Rio de Janeiro.  

Para o economista, o índice de desemprego deve diminuir no país, fechando o ano em 10% - uma queda de 3,0 pontos percentuais frente ao último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, com taxa de inflação entre 5% e 5,5% no acumulado de 2018, um pouco acima da meta atualmente estimada pelo governo (3%). “Se esse índice de desemprego fosse apresentado há 10 anos, estaríamos com uma inflação perto de 8,5%”, afirmou ao apontar os dados como fatores de fôlego para recuperação econômica.    

No âmbito político, Camargo destacou as 13 reformas desenvolvidas pelo atual governo no período de dois anos também como elementos positivos na retomada do crescimento econômico, lembrando a necessidade da realização da reforma da previdência para equilíbrio financeiro das contas públicas e controle do déficit orçamentário.  “O Brasil gasta 57% do seu orçamento com aposentadorias e pensões. Em 20 anos, a previsão é que todo orçamento seja destinado à previdência”, alertou. 

Rio de Janeiro

Voltar à lista