Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Comissão de Saúde destaca tema da transparência em palestra com membros da Vigilância Sanitária

Comissão de Saúde destaca tema da transparência em palestra com membros da Vigilância Sanitária

Diante do atual cenário que busca refletir sobre a transparência nas relações entre o setor empresarial e órgãos públicos, a Comissão de Saúde da CCI França-Brasil, coordenada pelo diretor-médico Gilberto Ururahy (Med-Rio Check-up), promoveu nesta quarta-feira (27/06), palestra com representantes da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro.  

 “O trabalho que vem sido liderado pela equipe da Vigilância Sanitária é muito importante para reforçar normas e ética na Saúde que impactam na segurança do usuário”, destacou Ururahy ao abrir o encontro. 

A Subsecretária de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, Marcia Rolim, apresentou as medidas desenvolvidas pela instituição para facilitar a atividade comercial do município, sem diminuir a proteção e a prevenção de possíveis riscos higiênico-sanitários “A meta do nosso trabalho desde que assumimos é a transparência. Estamos desenvolvendo projetos e ações para desburocratização, inclusão social e impulsionar a atividade econômica”, explicou. 

O Sistema Informatizado da Vigilância Sanitária foi uma das medidas apresentadas. O SISVISA é uma ferramenta online que tem como objetivo proporcionar mais agilidade e transparência aos atendimentos realizados pelo órgão. O portal disponibiliza informações, agenda de cursos e uma série de serviços, entre os quais, a emissão de licenciamento digital e o acesso prévio aos roteiros de inspeção dos estabelecimentos fiscalizados.

Até o mês de maio, o número de licenças emitidas já corresponde a quase 60% do total de licenças geradas no ano de 2017, período que registrou 15.555 licenciamentos. “A integração entre o setor regulado e a Vigilância é fundamental para o processo de desburocratização que a instituição está passando”, reforçou Marcia. 

O Superintendente de Educação, Comunicação e Inovação da Vigilância Sanitária, Flavio Graça, explicou o passo a passo para acesso às facilidades do SISVISA. Ele ainda destacou as iniciativas e atividades educativas realizadas pelo órgão para ampliar o atendimento, como a campanha “Vigilância pede licença”, que levou a emissão de licenciamento sanitário para diferentes bairros da cidade por meio de unidades móveis, com objetivo principal de atender pequenos empreendedores. “São ações que promovem a inclusão social”, finalizou. 

     

Rio de Janeiro

Voltar à lista