Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Como fazer a empresa crescer em tempos de crise e incertezas

Como fazer a empresa crescer em tempos de crise e incertezas

Com a melhora nos indicadores macroeconômicos brasileiros, gestores têm sido pressionados pelas organizações a entregaram resultados de crescimento. A tarefa não é nada fácil, tendo em vista que a recessão na economia do País deu uma trégua, mas ainda está longe de caminhar a passos largos.

Em paletra na Comissão do Mundo do Trabalho, na CCIFB-SP, o especialista em Estratégia Empresarial Fernando Luzio explicou como as empresas podem reagir ao surgimento de novas plaformas de negócios e os desafios para os modelos de gestão atuais e do futuro.

“A busca do crescimento é vital para manter a dinâmica evolutiva da organização. Crescer é fundamental, mas também arriscado”, ressalta Luzio. Para atingir tal objetivo, o especialista sugere explorar os “3 Horizontes de Negócios”, que propõe garantir a longevidade da capacidade de gerar valor. São eles:

Horizonte 1: Estender e defender o core business, em cerca de 70-80% de tempo e investimento, nos anos 1 e 2.

Horizonte 2: Construir negócios emergentes, com capacitações sendo adquiridas ou desenvolvidas, cerca de 10-20% tempo e investimento no presente, nos anos 3 e 4.

Horizonte 3: criar opções viáveis para um novo futuro, onde as capacitações são desconhecidas e muito novas, a partir do ano 5.

Luzio usou os cases da Netflix e da Nespresso como exemplos. Para ele, o ponto de partida para o crescimento é a empatia com o cliente, com os segmentos que a empresa deseja atrair e reter e que as oportunidades nascem de um novo olhar para o mercado.

“Na missão da empresa, é importante definir a finalidade, o propósito maior e não confundir com os meios”, explicou o palestrante ao citar o exemplo da rede americana o Whole Foods, que tem como propósito “ajudar milhões de pessoas a atingirem a melhor saúde possível” e não apenas “vender comida orgânica”.

Confira também outras notícias da CCI França Brasil aqui.

São Paulo

Voltar à lista