Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Razões para escolher um jovem europeu para ampliar os negócios

Razões para escolher um jovem europeu para ampliar os negócios

Se a sua empresa é uma filial francesa no Brasil e deseja recrutar um perfil francês ou europeu sem enfrentar complexidades e dificuldades administrativas, o Voluntário Internacional em Empresa, conhecido como V.I.E, é uma solução eficiente. De acordo com Clément Metharam, gerente Comercial da Business France Brasil, a possibilidade de obter benefícios fiscais e subvenções e contar com uma gestão administrativa simplificada são dois dos benefícios em se optar pelo V.I.E.

“A Business France auxilia no recrutamento do candidato ideal para a empresa”, afirmou Metharam. “Divulgamos a proposta de missão para uma base de mais de 60 mil candidatos altamente qualificados”, explicou. “Por termos uma solução sob medida, cuidamos de questões administrativas como pagamento dos serviços, proteção social, colocação sob estatuto público, entre outras”, ressaltou. 

Segundo dados do mês de agosto apresentados por Metharam, o Brasil conta com 197 V.I.Es trabalhando em 117 empresas beneficiadas. “Entre os atrativos para as empresas também estão o  investimento anual em um V.I.E que é de cerca de 28 mil euros e o prazo de oito semanas para o início do trabalho”, exemplificou.

A Sanofi conta atualmente com Para Rodrigo Costa, gerente de Recrutamento da Sanofi, recrutar  V.I.Es é trazer talentos que vão estimular a troca de experiência e aprendizado. “Temos hoje 13 V.I.Es trabalhando no Brasil em áreas como marketing e financeiro”, disse. “Outros dois dados relevantes é que 62% são mulheres e cerca de 50% são efetivados pela companhia”, completou Costa.

Outro exemplo é o Carrefour que conta com 14 V.I.Es no momento em áreas como gestão de gerentes, comercial e prevenção e perdas. “Buscamos sempre um perfil que vai nos ajudar em um projeto estratégico para a empresa, que vai trazer um novo olhar e contribuir para o sucesso do negócio”, explicou Marina Quintal, responsável pelo desenvolvimento organizacional do Carrefour. “Temos boas experiências com V.I.Es ao longo desses anos e acreditamos que a solução traz grandes benefícios “, afirmou Eric Guzman, diretor de Estudo de Mercado do Carrefour.

Veja, abaixo, as condições de elegibilidade para recrutar um V.I.E:

1. Ser uma empresa de jurisdição francesa que gostaria de desenvolver projetos internacionais, ou a filial de um grupo estrangeiro (internacional);

2. O seu candidato é de nacionalidade francesa ou proveniente do Espaço Econômico Europeu, entre 18 e 28 anos;

3. A duração da missão confiada se estende de 6 a 24 meses;

São Paulo

Voltar à lista