Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Especialista explica como lidar com o dilema de “ser e ter” no mundo corporativo

Especialista explica como lidar com o dilema de “ser e ter” no mundo corporativo

Encontrar o equilíbrio entre “ser e ter” é atualmente um dos grandes desafios no mundo corporativo, à medida em que muitos profissionais e empresas colocam essas forças de forma separadas, com a mentalidade de que uma postura só é viável se é adotada em detrimento da outra.

De acordo com Fátima Motta, especialista em coaching executivo e sócia da FM Consultores, empresas e profissionais devem trazer as duas forças (ser e ter) em um mesmo patamar. “Trata-se, na verdade, de uma busca incessante pelo equilíbrio”, comenta.

A especialista foi convidada como palestrante da Comissão Mundo do Trabalho, que aconteceu na CCI França Brasil (São Paulo), no dia 7 de dezembro, e reuniu empresários franceses e brasileiros para um debate sobre os desafios e dificuldades no mundo corporativo.

“O grande esforço que é feito no mundo corporativo  para o ‘ter’, para acumular bens e status, traz consigo um esvaziamento da dimensão interna das pessoas, criando uma espécie de buraco e de vazio existencial”, diz Márcia.

“O problema, nesses casos, é que muitas pessoas agem de forma indiscriminada e até irresponsável em nome de um êxito financeiro e material. Abre-se mão, por exemplo, de certos princípios, da convivência familiar, do cuidado com a saúde e de tantas outras questões importantes na vida”, explica.

Márcia lembra, no entanto, que a busca pelo “ter” também traz ganhos, tais como projeção social, reconhecimento, conforto e bom estilo de vida. “Ninguém abriria mão de tantas coisas se não houvesse um ganho envolvido”, ressalta. “Entretanto, tudo é uma questão de escolha, não havendo escolha certa ou errada. E cada escolha implica em renúncia. Cabe a cada um fazer as escolhas de forma honesta e consciente”, conclui.

São Paulo

Voltar à lista