Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Festival Varilux torna-se o maior festival de cinema francês do mundo

Festival Varilux torna-se o maior festival de cinema francês do mundo

O Festival Varilux de Cinema Francês registrou novo recorde de público em sua 8ª edição, com mais de 180 mil espectadores, um aumento de 15% em comparação com a mostra de 2016. Foram 4.500 sessões, distribuídas em 56 cidades de 22 estados do Brasil, abrangendo 106 salas de exibição, parte delas fora do eixo tradicional das grandes capitais, como Palmas, Natal, Goiânia e Ponta Grossa. A arrecadação dos 30 cinemas com melhor bilheteria chegou a R$ 1,1 milhão. Os números colocam o evento no patamar de maior festival de cinema francês do mundo, ultrapassando o festival da Austrália, considerado até então líder do ranking com 175 mil espectadores. 

O marco conquistado em 2017 vem sendo construído pela produtora Bonfilm, idealizadora do Festival Varilux, a partir da iniciativa de aproximar França e Brasil por meio da difusão da cultura francesa pela via da sua consagrada produção cinematográfica. Para isso, o evento recebe ano a ano, patrocinadores e apoiadores em sinergia com a proposta de levar produções inéditas e clássicos franceses a um público abrangente e diversificado. Em contrapartida, as empresas agregam valor e visibilidade às suas marcas, já que a mostra recebe ampla divulgação nacional. Somente nesta edição, foram 1.946 publicações de mídia espontânea, o equivalente a R$ 21,5 bilhões gerados em matérias e notas veiculadas em todo Brasil. 

A empresa francesa Essilor, líder mundial em lentes oftálmicas e detentora da marca Varilux, é patrocinadora desde a primeira edição. Neste ano, a Renault entrou também para o time de empresas que apostaram no projeto. O evento ainda recebeu o patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e contou com o apoio da Câmara de Comércio França-Brasil.

NOVIDADE

Além da programação que reuniu 19 produções inéditas, um documentário e a exibição do clássico “Duas Garotas Românticas” (“Les Demoiselles de Rochefort”, de Jacques Demy e Agnès Varda), o Festival Varilux inovou em 2017 e trouxe a Mostra de Realidade Virtual para São Paulo e o Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que um festival no Brasil dedicou uma seleção específica a este gênero. Foram exibidas oito obras em 360º desenvolvidas por líderes em inovação audiovisual na França. A apresentação foi gratuita ao público das duas cidades. O evento ainda realizou palestras sobre o tema com a participação de especialistas da área. 

Para mais informações sobre o Festival Varilux de Cinema Francês, é só acessar os canais: www.facebook.com/variluxcinefrances ou  variluxcinefrances.com

Rio de Janeiro

Voltar à lista