Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Lançamento da Comissão Mercado de Luxo no Rio é marcado por dia de palestras

Lançamento da Comissão Mercado de Luxo no Rio é marcado por dia de palestras

Diante das perspectivas de crescimento do mercado de luxo no Brasil, sendo o Rio de Janeiro a segunda cidade a mais movimentar o segmento no país, a CCIFB/RJ lançou em maio sua Comissão Mercado de Luxo, coordenada pelo CEO da Maison du Luxe, Claudio Diniz. Para marcar o lançamento, a palestra The New World of Luxury reuniu especialistas gabaritados que promoveram uma imersão nos principais temas que cercam o setor, como perspectivas, perfil de consumidores, comportamentos de consumo e excelência no atendimento.   

Diniz destacou as mudanças no mercado de luxo, muito mais focado agora em experiências a produtos. “O mundo mudou, as pessoas mudaram. Antigamente, era preciso comprar produtos de grife para se autoafirmar diante dos outros. Hoje, o consumidor de luxo prefere uma experiência única, que traga uma satisfação para ele mesmo”, destacou.

Para o doutor em antropologia social com foco em produtos, serviços e marcas de luxo, Michel Alcoforado, da Consumoteca, o perfil do consumidor mudou devido às transformações econômicas e sociais ocorridas no país nos últimos anos. “O grau de sofisticação da elite muda constantemente. Hoje no Brasil, há uma tendência da elite tradicional em valorizar a experiência e ter um discurso muito negativo com relação aos produtos. No momento em que se reorganiza a pirâmide social brasileira e muitas pessoas começam a ter acesso ao mercado de consumo, a experiência começa a ser um item de diferenciação”, analisou.   

A professora titular da USP, sócia-fundadora da Casa Semio, especialista em estudos semióticos, Clotilde Perez, lembrou em sua palestra da importância de se entender o consumidor de marcas de luxo pelo aspecto comportamental, destacando as etapas de comportamento mais observadas e quais marcas conseguem acertar ao criar conceitos voltados ao “luxo moderno”, conectado com o que se articula nas questões de vida do consumidor atual. 

Para encerrar o dia, as metodologias de excelência no atendimento a clientes foram destaque na palestra de Paulo Chiele, CEO da PRC Consultoria em Luxo. “Vender luxo significa glorificar clientes que procuram perfeição em criações enquanto são servidos por profissionais extremamente capazes e habilidosos. Vender e servir são as prioridades das marcas de luxo”, explicou Chiele que exemplificou o passo-a-passo para se atingir a excelência no atendimento ao público desse segmento. 

Curso Gestão do Luxo

Aos interessados em se especializar no segmento do luxo ou aprimorar técnicas de gestão na área, a Comissão Mercado de Luxo da CCIFB do Rio promoverá no dia 28 de junho, o curso Gestão do Luxo - Como funciona o mercado de luxo no Brasil, saiba mais, aqui

Rio de Janeiro

Voltar à lista