Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Os impactos da Internet das Coisas no seu negócio

Os impactos da Internet das Coisas no seu negócio

O termo Internet das Coisas, em inglês Internet of Thing (IoT), refere-se a uma revolução tecnológica que tem como desafio conectar dispositivos eletrônicos do dia-a-dia à internet. Ou seja, a tecnologia prevê que dispositivos com sensores sejam conectados em rede. “Os objetos hoje conectados vão de relógio de pulso, carros, eletrodomésticos até robôs industriais”, explicou Eduardo Peixoto,  executivo chefe de negócios do CESAR, na Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP).

De acordo com dados apresentados pelo especialista, os investimentos previstos em IoT apenas para a melhoria das cidades devem atingir US$ 133 bilhões nos próximos anos. “Um dos grandes benefícios da Internet das Coisas é aumentar a eficiência de diferentes setores industriais”, sinalizou Peixoto. “O importante é sempre lembrar que a inovação para acontecer precisa de três pilares: gente, tecnologia e negócio”, disse.

O CESAR é  um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e negócios com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, desenvolvemos soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs. “Atuamos em setores, como telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio”, explicou. Peixoto. “Em 2014, o CESAR superou a marca de R$ 90 milhões em vendas de projetos de inovação”, enfatizou.

Outro ponto destacado pelo especialista é a força e a importância do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, localizado no Recife. “Atualmente, o Porto Digital conta com 267 empresas e organizações de fomento”, afirmou Peixoto. “Empresas, profissionais e especialistas decidem, muitas vezes, visitar a Vale do Silício, e desconhecem o incrível pólo que temos no nosso País”, ressaltou. “Faço o convite a todas as empresas que estão em busca de inovação a conhecerem o Porto Digital, garantia de negócios”, concluiu.

Por: Renata Domingues, Retoque Comunicação

São Paulo

Voltar à lista