Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Medicina preventiva como alternativa essencial para uma vida saudável

Medicina preventiva como alternativa essencial para uma vida saudável

A alta carga de estresse a que as pessoas estão continuamente submetidas potencializa a opção por estilos de vida inadequados, que colocam em xeque a saúde dos indivíduos. Esse cenário, praticamente epidêmico nos dias de hoje, faz da medicina preventiva, mais que uma opção para quem busca viver bem, condição para a sobrevivência. Essa foi a tônica da palestra ‘A Saúde da Mulher Atual’ apresentada pelo diretor-médico da Med-Rio Check-Up, Gilberto Ururahy, nesta terça-feira, 16, na Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), no Rio de Janeiro. Pioneiro, no Brasil, em check-up feminino completo – especialidade à qual se dedica há 26 anos, com mais de 35 mil clientes examinadas –, o médico evidenciou que a realidade mudou muito nas últimas décadas, com as mulheres se posicionando praticamente em condições de igualdade em relação aos homens quanto à exposição aos fatores de risco à saúde. 

Um das dúvidas levantadas entre as participantes do encontro na CCFB, que contou com apoio do LIDE Rio de Janeiro (Grupo de Líderes Empresariais), reflete a apreensão das pessoas com a quantidade de exames pedidos pelos médicos, dita excessiva por algumas correntes. “Não se pode questionar a técnica, foram grandes e importantes os avanços em prol da saúde e do bem-estar”, explicou Ururahy, creditando a descrença quanto aos seus benefícios à falta de conhecimento sobre a Medicina Preventiva. 

Segundo ele, sua aplicação é o caminho natural e mais barato para assegurar a longevidade com autonomia. Assim, exames preventivos são necessários para sinalizar o risco, detectar e conter a progressão de doenças. Essa importante preocupação encontra respaldo nos indicadores: de acordo com Ururahy, a análise dos check-ups feitos na clínica aponta que, em 1990, de cada nove vítimas de infarto, uma era mulher. Hoje, cada vez mais cedo, elas representam um terço do total de infartados.

A rotina atribulada das mulheres que acumulam várias jornadas – associada à pressão por resultados profissionais e às questões emocionais – foi ressaltada pelo diretor-médico da Med-Rio Check-Up, alertando que esse quadro pode levá-las a cair no ciclo dos estimulantes – uso de cafeína, de remédios indutores do sono, consumo excessivo de açúcar, fumo e álcool, entre outros hábitos maléficos. “O fato é que a adaptação das pessoas às mudanças do mundo moderno é algo muito difícil, mas quem não faz isso fica à margem. E com a velocidade dos acontecimentos, cada vez maior, é preciso gastar uma grande dose de energia, provocando-se o estresse, que nada mais é do que uma reação às transformações”, destacou Ururahy. 

A Med-Rio Check-Up atende a mais de 400 empresas nacionais e multinacionais, que buscam os serviços nas unidades de Botafogo e da Barra da Tijuca para checar a saúde de seus executivos. Em 26 anos, foram feitos mais de 100 mil ckeck-ups em homens e mulheres. O atendimento pode ser feito em cinco horas, e os pacientes saem da Med-Rio com diagnóstico clínico completo e detalhado, bem como as recomendações médicas fundamentais para uma vida saudável.

Rio de Janeiro

Voltar à lista