Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Pernambuco avança como centro logístico do Nordeste

Pernambuco avança como centro logístico do Nordeste

Com 12 voos internacionais por dia, viagens aéreas diárias para todas as capitais do Nordeste e um dos maiores complexos portuários do Brasil, o estado de Pernambuco avança como o principal centro logístico da região nordestina. Essa estrutura deverá ganhar um impulso ainda maior com a conclusão da ferrovia Transnordestina, que deverá dar competitividade à produção de gesso em Araripe, que concentra 90% da matéria-prima no País.

Leonardo Cerquinho, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), trouxe essas informações durante a última reunião da Comissão de Comércio Exterior realizada na Câmara de Comércio Internacional França-Brasil em São Paulo (CCIFB-SP), no dia 25 de outubro de 2017. Acompanhado de João Canto, assessor da instituição, Cerquinho fez um balanço das oportunidades econômicas do estado.

O Complexo Portuário de Suape foi um dos destaques da apresentação. Com 20 milhões de toneladas transportadas em 2016, conta com 200 empresas instaladas e 8 quilômetros de cais, com uma capacidade de ampliação adicional de 20 quilômetros. Segundo Cerquinho, a recente abertura do Canal do Panamá vai possibilitar que o porto se transforme no maior do país. 

A região concentra 10 polos industriais, com destaque para o automotivo (fábrica da Jeep), petroquímico (refinaria Abreu Lima), Logístico, Textil, Energético, Fármaco e Digital. Por meio do Prodepe e do Proind, o estado pode garantir incentivos fiscais para investimentos que variam de 75% a 95% do saldo devedor do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

São Paulo

Voltar à lista