Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Pivot or Perish: o Aikidô na transformação organizacional

Pivot or Perish: o Aikidô na transformação organizacional

O dia 29 de julho de 2016 marcou uma data importante no cenário econômico. Foi o momento em que a Bolsa de Nova York, pela primeira vez na história, colocou cinco empresas digitais nos cinco primeiros lugares em valor de mercado.  Naquele instante, ficou claro que a digitalização não era apenas um processo, mas um sinal para a reinvenção dos modelos de negócios. 

O caso foi contado por Frédéric Donier, coordenador da Comissão de Inteligência Estratégica da Câmara de Comércio FRança-Brasil (CCIFB-SP), na primeira reunião do ano, realizada no dia 21 de fevereiro de 2018. Donier citou Eric Ries, e seu livro The Lean Startup, para abordar o tema da pivotagem como um dos caminhos para remodelar negócios.

Donier abordou também o conceito de Transformação 3.0. Por meio dele, é possível envolver todos os âmbitos da empresa (estratégia, cultura, organização, processos, cultura e digitalização) num processo de reinvenção, onde o engajamento é obtido por meio do propósito e da cocriação.

Pierre Fayard, professor titular da Universidade Poitiers na França, foi convidado pela comissão para abordar a relação entre a arte marcial Aikidô e a pivotagem. Segundo Fayard, o pensamento oriental nos lembra de que a pivotagem deve ser feita em torno de um eixo: a razão de ser da empresa. Para se obter sucesso, é fundamental que não se desperdice energia forçando barreiras ou resistindo a mudanças. “O posicionamento fundamental é não confrontar, mas avançar nos espaços vazios”, explicou.

São Paulo

Voltar à lista