Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. Quais os desafios das startups na área da saúde?

Quais os desafios das startups na área da saúde?

O Brasil tem um amplo mercado para ser explorado na área da saúde. Foi com essa afirmação que o especialista Edson Paixão, general manager da Ultragenyx Pharmaceutical, iniciou a palestra durante evento da comissão de Saúde, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP).  “Estudos mostram que em 2011, o País ocupava a 10º posição na área no ranking mundial. Em 2016, subiu para a 8º e a expectativa é que em 2021 atinja a 5º posição”, explicou Paixão.

De acordo com o especialista, quando uma empresa internacional do setor decide investir no Brasil alguns pontos positivos e negativos são apontados. “A corrupção e a instabilidade política são apontados como os principais desafios”, sinalizou Paixão. “Por outro lado, o investidor vai contar com uma agência regulatória robusta como a ANVISA, parceiros e profissionais qualificados para o segmento, tratados importantes com outros países e uma boa legislação em propriedade intelectual”, explicou.

Diante dos desafios burocráticos, segundo Paixão, uma empresa que deseja iniciar do zero o negócio na área de saúde no Brasil, vai precisar de um tempo estimado de três anos para entrar em operação. Ele destacou, ainda, os três principais modelos utilizados pelos investidores. 

“O primeiro caminho é passar a licença do produto para um distribuidor local e depois retomar essa licença. O segundo é comprar uma empresa menor que realize as operações e a terceira é criar uma startup do zero, que vai exigir ter todas as licenças e a construção de uma warehouse”, ressaltou Paixão.

“Outro ponto essencial para quem deseja atuar ou expandir no setor é lembrar que contamos com os mercados público e privado de saúde”, enfatizou. “Alem disso, é possível  atuar em diferentes esferas como, por exemplo, a municipal e estadual, gerando diferentes oportunidades de negócios”, concluiu.

 

 

São Paulo

Voltar à lista