Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. QuintoAndar dispensa cartório, fiador e cheque-caução na locação de imóveis

QuintoAndar dispensa cartório, fiador e cheque-caução na locação de imóveis

Uma plataforma online, criada por brasileiros, vem revolucionando o jeito de alugar imóveis residenciais no Brasil. É a startup QuintoAndar, que propõe cortar as burocracias dos contratos de locação por meio de tecnologia e agilidade nos processos. O inquilino não precisa de fiador, seguro fiança ou cheque-caução, apenas ser aprovado em uma análise de crédito. Do outro lado, o proprietário fica assegurado de receber o pagamento em dia e as visitas e administração do imóvel ficam por conta da plataforma. A negociação é totalmente online.

Para apresentar o modelo de negócio do QuintoAndar e falar das perspectivas para os próximos anos, o responsável pela área de desenvolvimento de negócios da empresa, Felipe Schucman, foi o convidado da Comissão Conjunta Mercado Imobiliário e Comunicação e Marketing da Câmara de Comércio França-Brasil, realizada no dia 31 de outubro. O projeto surgiu em 2011, pelos então estudantes da Universidade de Stanford, na Califórnia, Gabriel Braga e André Penha. No ano seguinte, a ideia saiu do papel e ganhou uma sede em Campinas. Em 2016, a companhia migrou para São Paulo. Atualmente, conta com mais de 500 funcionários.

A aposta de mercado é no “renting lifestyle” e nos “millenialls” (os nascidos entre 1981 e 1996). “Essas pessoas querem manter a liberdade e flexibilidade, sem ter a responsabilidade de ser proprietária de um imóvel”, explica Schucman. Entre as vantagens oferecidas aos clientes estão as menores taxas de despejo e dias-de-listagem-para-locação no mercado e a possibilidade de fazer um contrato totalmente eletrônico.  No próprio aplicativo, o inquilino tem acesso a dados como preço do aluguel, condomínio, IPTU e pode agendar uma visita, que será acompanhada por um corretor especializado.

Felipe Schucman contou aos participantes que a empresa está expandindo e se relacionando com outros players do mercado imobiliário para criar mais valor aos inquilinos e proprietários. Além de São Paulo, a QuintoAndar já está no Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. “O desafio para o ano que vem é construir uma maior força de venda e estar nas principais capitais brasileiras, visando cada vez mais uma expansão nacional e fortalecimento nas praças de atuação”, revela.

São Paulo

Voltar à lista