Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Atualidades das Câmaras
  4. SEO e Redes Sociais: como ganhar visibilidade na Internet

SEO e Redes Sociais: como ganhar visibilidade na Internet

Diante de quase 30 trilhões de páginas indexadas e 100 bilhões de  pesquisas/mês absorvidas hoje pelo Google e de 97,7 milhões de brasileiros ativos nas redes sociais, toda empresa reconhece o potencial a ser explorado para estreitar conversas e negócios através do ambiente digital. Mas, quais são os primeiros passos para uma marca ganhar visibilidade na maior plataforma de buscas do mundo e nas redes sociais de maior audiência, como Facebook e Instragram? 

Para trazer algumas respostas para essa pergunta, a CCIFB/RJ, por meio de sua Comissão de Comunicação Empresarial e de Marketing, promoveu a palestra “Como ganhar visibilidade na Internet”, com a participação dos palestrantes: Ana Gonçalves, Sócia-fundadora da Agência Chani, de Marketing Digital, Xavier Leclerc, Sócio da MOX Digital e Ana Paula Guimarães, Diretora de Marketing para América do Sul da Michelin (Divisão de Pneus de Passeio).

A especialista em Marketing Digital e SEO (Search Engine Optimization), Ana Gonçalves, destacou as etapas para responder ao desafio do SEO, ou seja, ferramentas para uma marca obter visibilidade e rentabilidade na Internet a partir do referenciamento orgânico do Google. Avaliação e otimização técnica, criação de conteúdo e link building foram os elementos citados e ilustrados com exemplos. “O desafio para as empresas é ter um site atualizado e com desenvolvimento SEO contínuo”, alertou.

A profissional ainda ressaltou a importância de complementar as estratégias de SEO com um plano de SEA (Search Engine Advertising), contemplando campanhas via Google Adwords.  “O SEO é uma estratégia contínua, enquanto o SEA é uma estratégia de investimento imediato. As duas devem estar sempre em sinergia”, explicou. 

No ambiente das redes sociais, em especial do Facebook e Instagram, Xavier Leclerc, da MOX Digital, lembrou a importância de entender a forma como os usuários estão usando o celular e destacou a tendência do mobile first – conceito que prioriza dispositivos móveis para a arquitetura e o desenvolvimento de projetos web. Para Leclerc, uma boa estratégia para Facebook implica em conhecer o público com o qual a marca deseja intereagir. "Cerca de 10 milhões de usuários do Rio de Janeiro estão no Facebook. O trabalho é identificar as pessoas que sua marca quer falar e depois entender como criar conversas”. O especialista mostrou ainda como utilizar a plataforma de anúncios do Facebook e algumas de suas funcionalidades.

Para ilustrar a prática do desenvolvimento das estratégias apresentadas, Ana Paula Guimarães, Diretora de Marketing para América do Sul da Michelin (Divisão de Pneus de Passeio), apresentou cases de sucesso de campanhas da Michelin para redes sociais. Uma delas foi a campanha de cuidados nas férias, de 2016, que frisou mensagens informativas, curtas, com uso de vídeos animados. A ação impactou 3,9 milhões de pessoas.  Já o case para o lançamento do novo pneu esportivo da marca no Brasil, o Michelin Pilot Sport 4, contou com a criação de um filme para as redes sociais estrelado pelos irmãos Nelsinho e Pedro Piquet. O desafio era fazer os irmãos “competirem” em uma corrida na qual o vencedor não seria quem chegasse primeiro, mas sim aquele que conseguisse fazer os batimentos cardíacos dos copilotos, influenciadores apaixonados por velocidade, bater mais forte, atingindo uma frequência mais alta, monitorada durante toda a trajetória. A marca destacou a mensagem de que não se deve abrir mão da segurança para dirigir com emoção. Como resultado, a campanha impactou 7,7 milhões de usuários e teve 44,4 mil interações.

Rio de Janeiro

Voltar à lista