Câmara de Comércio França Brasil

Notícias
  1. CCIFB
  2. Notícias
  3. Notícias dos Associados
  4. ENGIE Brasil promove debate sobre Cidades do Amanhã

ENGIE Brasil promove debate sobre Cidades do Amanhã

A ENGIE Brasil organizou no dia 01 de junho a 3ª edição do ENGIE Brasil Innovation Day, evento que faz parte de um ambicioso programa mundial de inovação para fomentar a criatividade empreendedora, lançado pelo Grupo em mais de 21 países onde atua. Realizado no Museu do Amanhã, local símbolo de inovação no Rio de Janeiro, o Innovation Day deste ano teve como tema as Cidades do Amanhã, e durante uma manhã, autoridades, especialistas e executivos dos setores privado e público debateram questões relativas a soluções inovadoras, tecnologias e novos modelos de negócios que estão transformando a vida nas cidades. 

Diante de uma plateia de aproximadamente 300 pessoas, o presidente da ENGIE Brasil, Maurício Bähr, afirmou durante a abertura do evento que o país tem grande potencial para desenvolver soluções para Cidades do Amanhã e a ENGIE está apta a ser líder deste processo graças à sua experiência internacional em serviços para cidades, como monitoramento, segurança, iluminação pública, gás, entre outros. 

“O Brasil possui grandes cidades que demandam cada vez mais soluções inteligentes, com custo menor, mais sustentáveis e mais eficientes. O Grupo aposta no Brasil e podemos contribuir para a qualidade de vida nas grandes cidades do país, trazendo e adaptando experiências já aplicadas em outros lugares onde a ENGIE atua”, afirmou Bähr.

Logo após a abertura, André Gomyde, Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e Membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, fez uma apresentação na qual levantou reflexões sobre o futuro próximo e a conjuntura do desenvolvimento econômico mundial e sobre como as Cidades Inteligentes e Humanas podem ser o caminho para o desenvolvimento do País nesta nova era. 

O evento contou, ainda, com um debate sobre soluções inovadoras, tecnologias e novos modelos de negócios que estão transformando a vida nas cidades.  Participaram da discussão André Gomyde; Stephane Queré, Diretor mundial de Inovação da ENGIE; André Spínola, Gerente nacional de comércio e serviços do Sebrae; Guilherme Cavalcanti, Cofundador e CEO da Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES e Diretor do Porto Digital – Recife; e Georgina Grenon, Diretora da área Soluções 100 % Energias Renováveis da ENGIE. A sessão foi moderada pelo jornalista Sidney Rezende.

O encontro foi encerrado pela cerimônia de premiação do Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2017, destinado a projetos inovadores de empresas e pessoas de fora do Grupo relacionados a Cidades do Amanhã nas seguintes áreas: geração descentralizada de energia, mobilidade urbana sustentável, eficiência energética, iluminação pública e Smart grid. O vencedor foi o projeto Smart Green, que consiste em produtos e sistemas integrados de gestão, equipamentos e soluções para o mercado de Cidades Inteligentes, Internet das Coisas (IoT), automação de iluminação pública, sistemas de medição de consumo de energia e água.

A equipe do projeto vencedor participará do Innovation Week, evento mundial de inovação do Grupo que acontece em Paris do dia 12 a 16 de junho, e terá a possibilidade de firmar uma parceria com a ENGIE Brasil para desenvolvimento da sua solução no país. 

Associados

Voltar à lista