Rio de Janeiro Balanço Eventos  •  Eventos  •  Soirée de Gala

CCIFB-RJ outorga Prêmio Personalidade 2023 a Jean-Pierre Clamadieu

 

A Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro (CCIFB-RJ) laureou nesta segunda-feira (23/10) Jean-Pierre ClamadieuPresidente do Conselho de Administração da ENGIE, e Presidente da Câmara de Comércio do Brasil na França, com o Prêmio Personalidade 2023. A outorga celebrou a atuação de Clamadieu à frente de empresas e instituições em prol do fortalecimento das relações econômicas entre França-Brasil, norteadas pelo desenvolvimento sustentável.

“Com os chapéus de capitão de indústria e ator institucional, Jean-Pierre se tornou, ao longo destas duas décadas, uma das principais lideranças que atuou para construir parcerias e acelerar transformações no setor de energia com foco em impactos positivos para o planeta e a humanidade”, ressaltou o Vice-presidente da CCIFB-RJ, Feliciano Almeida, ao entregar o Prêmio ao homenageado.

Na premiação, Jean-Pierre Clamadieu – que  também é Presidente do Conselho de Empresas França-Brasil no MEDEF Internacional – destacou oportunidades diante do atual período de intensificação das relações França-Brasil.

“Estou feliz de receber este prêmio em um momento em que um novo capítulo está se abrindo nas relações França-Brasil, com inúmeras oportunidades de cooperação nos campos econômico, ambiental e cultural. Gostaria de agradecer calorosamente à Câmara por essa distinção, que vai além de minhas realizações pessoais e reconhece os esforços de todos aqueles que estão trabalhando para dar vida à França no Brasil”, declarou o laureado.

O evento reuniu autoridades, representantes do serviço diplomático francês, membros da Câmara e parceiros da rede França-Brasil. Participaram da cerimônia de outorga o Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain; a Superintendente de Transição Energética e Clima do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carla Primavera; e o Coordenador Especial de Relações Internacionais e Cooperação, Presidente do Comitê Rio G20 da Prefeitura do Rio de Janeiro, Lucas Padilha, representando o Prefeito Eduardo Paes.

O Presidente da CCIFB-RJ, Patrick Sabatier, e o Embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, compartilharam depoimentos exibidos durante o evento.

“A trajetória de Jean-Pierre Clamadieu representa uma jornada exemplar, com fortes contribuições econômicas, sociais e ambientais. A CCIFB, em conjunto com sua rede de empresas, está engajada de forma sustentável nessa agenda de transformação e inovação positiva para ambos os países,” pontuou Patrick Sabatier.

Para uma homenagem ainda mais completa, o quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira, formado pelos músicos Priscila Rato, Nikolay Sapoundjiev, Cindy Folly e Lisiane De Los Santos, subiu ao palco para apresentar as peças “Après un rêve”, de Gabriel Fauré, e “Noites Brasileiras”, de Luiz Gonzaga. Uma apresentação franco-brasileira para saudar a predileção do laureado pelas artes e pelos temas da cultura, exercida especialmente em suas atividades como Presidente do Conselho de Administração da Ópera de Paris, desde 2018.

 

Prêmio reconhece cooperação entre os dois países

Criado em 2001, na cidade do Rio de Janeiro, o Prêmio Personalidade já homenageou mais de 20 personalidades, representantes de diferentes frentes e com trajetórias diversas, mas que mantêm em comum o incentivo à cooperação entre o Brasil e a França. A cada ano são reconhecidas as iniciativas e lideranças de destaque nas mais distintas áreas. O evento é uma realização colaborativa entre membros associados e parceiros da rede França-Brasil. A CCIFB-RJ agradece aos patrocinadores e apoiadores da edição 2023.

Patrocinadores Ouro: ENGIE Brasil, TotalEnergies, Voltalia & Helexia.

Patrocinador Prata: Michelin.

Patrocinadores Bronze: Accor, Crédit Agricole, EDF Brasil, EDF Renewables, Gouvêa Vieira Advogados, L’Oréal Groupe, Med-Rio Check-p, Safran, Servier do Brasil e Siqueira Castro Advogados.

Apoiadores: Chandon e Le Cordon Bleu.

Confira a galeria de fotos.