Rio de Janeiro RSE

Empresas compartilham iniciativas para marcar o Dia Internacional das Mulheres

Membros associados destacam ações orientadas por premissas de diversidade, inclusão e promoção do desenvolvimento sustentável

Para marcar este 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, convidamos empresas institucionais, membros da CCIFB Rio de Janeiro, a compartilharem ações e eventos orientados por premissas de diversidade, inclusão e promoção do desenvolvimento sustentável.

Cada empresa foi convidada a destacar uma iniciativa. Confira as ações da EDF Brasil, ENGIE Brasil, SAFRAN HE Brasil e Voltalia.

 

EDF Brasil

 

Grupo de pessoas sentadas no chão Descrição gerada automaticamente com confiança média


Dia Internacional da Mulher na EDF Brasil

Neste ano, nossa ação do Dia Internacional da Mulher aconteceu na terça-feira (05/03) e teve uma programação especial na EDF Brasil! Todos os colaboradores foram convidados a participar do evento que contou com coffee break nas unidades e palestra com o tema: DECIDA VENCER.

Para conduzir o bate-papo, recebemos a palestrante EDNA VASSELOS, CEO da Vasselo Goldoni desenvolvimento humano, que falou um pouco da sua trajetória e das 10 atitudes vencedoras, como: a autoestima, o autoconhecimento, a autoliderança, o autodesenvolvimento, finalizando seu bate papo com uma frase incrível do Albert Einstein. “Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.”

Esta iniciativa é a primeira das nossas ações de diversidade planejadas para 2024, nas quais reforçaremos que a diversidade é RESPONSABILIDADE de todos nós.

 

ENGIE Brasil
 

Texto Descrição gerada automaticamente


Impulsionando Mulheres na Liderança

O Impulsionando Mulheres na Liderança é um programa da ENGIE feito em parceria com a consultoria Lee Hecht Harrison que busca alavancar o desenvolvimento das líderes da organização para que elas possam alcançar os resultados positivos que a equidade de gênero promove.

A primeira edição foi composta por 30 mulheres e, dessas, 46% tiveram alguma ascensão ao final do programa. Atualmente em sua segunda edição, contamos com 43 participantes de toda a América Latina. A trilha, formada por workshops e sessões de coaching individuais e coletivas, empodera e fornece uma experiência rica e única para aquelas com potencial de assumir os futuros papéis de liderança da ENGIE.

Além de impulsionar essas mulheres, o programa também impacta diretamente nossa cultura organizacional, promovendo e consolidando um ambiente equitativo e inclusivo.

 

SAFRAN HE Brasil
 

Texto Descrição gerada automaticamente


Celebração do Dia Internacional da Mulher na Safran Helicopter Engines Brasil

A Safran Helicopter Engines Brasil celebra o Dia Internacional da Mulher com uma semana dedicada exclusivamente às nossas colaboradoras.

De 5 a 7 de março, três mulheres foram entrevistadas, compartilhando suas histórias e seus desafios.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, convidamos todas as colaboradoras para participar de uma roda de conversa sobre a feminização do mercado de trabalho, uma discussão sobre o panorama profissional para as mulheres, além de ser uma excelente oportunidade para debater e pensar em ações para o dia a dia na empresa.

 

Voltalia


Homens lado a lado Descrição gerada automaticamente com confiança média


Mulheres são maioria em capacitações do projeto Transformando com Energia, da Voltalia

Em 2023, a Voltalia ofereceu 410 vagas de capacitação em 12 diferentes cursos nos municípios de Areia Branca e Serra do Mel, que estão na área de influência de seu maior empreendimento no Brasil, o complexo solar e eólico Serra Branca. As mulheres ocuparam 60% das vagas, que incluíam oportunidades voltadas tanto para atividades tipicamente urbanas, como o marketing digital, quanto alternativas de incremento das práticas tradicionais, como o beneficiamento de caju. Na linha do aproveitamento, elas também foram campeãs. De forma geral, os cursos registraram taxa de aproveitamento média de 91% e 8 de cada dez alunos que concluíram os cursos eram mulheres.

“A Voltalia é uma empresa movida pela missão de gerar impactos positivos nas áreas em que atua. Nossos programas sociais são definidos a partir da escuta ativa da população impactada. As mulheres têm uma forte participação em todas as etapas desse processo”, afirma Andressa Spata, Coordenadora Social da Voltalia.

(Nas fotos as alunas Monalisa Azevedo, Francisca Aguida da Silva e Regina de Souza Vitor com a Coordenadora Social da Voltalia Andressa Spata).