A Câmara

Visita de Emmanuel Macron ao Brasil conta com a presença da CCIFB

A visita de Estado de Emmanuel Macron ao Brasil, entre 26 e 28 de março, passou por quatro cidades. Em Belém (PA), que sediará a Conferência do Clima da ONU - COP 30 em 2025, o presidente francês anunciou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, programa de investimento de 1 bilhão de euros em bioeconomia.
Em Itaguaí (RJ), ele acompanhou o lançamento do submarino Tonelero. A embarcação integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), resultado da Parceria Estratégica Brasil-França, firmada em 2008. Trata-se do maior projeto de cooperação internacional em assuntos de defesa do Brasil.


Em São Paulo (SP), Macron participou do Fórum Econômico Brasil-França na Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Em discurso, ele destacou que a confiança de um país no outro deve ser mútua e que é possível superar os desafios das mudanças climáticas e fazer uma transição energética. O presidente francês também falou sobre o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. O encontro teve a participação de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço. A CCIFB foi representada pelo seu presidente nacional, Pedro Antonio Gouvea Vieira Almeida e Silva, Patrick Sabatier, presidente da CCIFB-RJ e Geneviève Poulingue, presidente da CCIFB-MG.


Após o Fórum, Macron visitou a Universidade de São Paulo, onde participou da cerimônia de inauguração da filial do Institut Pasteur de São Paulo. Em seguida, encontrou-se com membros da comunidade francesa no Lycée Pasteur São Paulo.

A visita de Estado foi finalizada em Brasília com a assinatura de acordos de cooperação em engenharia espacial, produção de helicópteros, inteligência artificial e outras áreas, além de um almoço de Estado oferecido pelo Presidente Lula no Palácio Itamaraty.
Macron já tem programadas duas viagens ao Brasil: em novembro de 2024, para a reunião do G20, no Rio de Janeiro e, em 2025 para a COP 30, em Belém.

Confira a galeria de fotos:

Créditos fotos 

Ricardo Stuckert