Comissões de Trabalho – São Paulo

São quatro comissões: Legal, Mundo do Trabalho, Transformação empresarial e inovação e Setorial (Bioeconomia, Saúde, Luxo, Infra-estrutura e Comércio exterior) e um Observatório Econômico

 

Confira os detalhes das atuais comissões de São Paulo:

 

Transformação Empresarial e Inovação (Comissão Startups + Comissão Blockchain (e ESG / Digital-Tecnologia)

 

  • Coordenador: Vinicius Parmezani
  • Empresa: Bureau Veritas
  • E-mail: vinicius.parmezani@br.bureauveritas.com
  • Coordenador: Xavier Leclerc
  • Empresa: Mox DigitalY
  • E-mail: xavier.futuro@moxdigital.com.br
  •  
  • A missão desta comissão é fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro através da aproximação com a comunidade de empresas e empreendedores franceses, dentro do contexto da Transformação Digital. O objetivo é de gerar oportunidades de negócios para startups e empresas, fazer da CCIFB uma entidade de referência dentro do ecossistema de inovação e empreendedorismo franco-brasileiro e gerar conteúdo de qualidade, relevante e prático sobre as temáticas abordadas nos eventos da Comissão.
 


Comissão Mundo do Trabalho (Mundo do Trabalho + Educação Executiva (RH / Desenvolvimento de Pessoas)

Reuniões periódicas com lideres de profissionais são organizadas no intuito de trazer temas atuais relativos ao Mundo do Trabalho, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a gestão de pessoas, e também possibilitar a discussão de problemas vivenciados pelas empresas. Algumas reuniões são organizadas em conjunto com outra comissão com afinidade de tema.

 


Comissão Legal ( Comissão Jurídica Comissão Tributária e Comissão de Compliance)

A propriedade do mercado brasileiro é acompanhada também pela evolução da legislação brasileira, seja pela aprovação de leis seja pelo cumprimento das mesmas. Essa dinâmica demanda uma constante atualização dos colaboradores das empresas, que precisam de informações atuais e relevantes para as organizações das quais atuam. O quadro de palestrantes convidados, composto por profissionais e especialistas de extrema notoriedade, tem contribuído para a realização de reuniões que promovem a disseminação das práticas legislativas brasileiras, bem como francesas, e o debate entre os participantes.

Tem como objetivo promover a análise da tributação brasileira e de todas as práticas relativas à arrecadação de impostos e outras taxas.

 


Setorial – Bioeconomia

Reúne profissionais das empresas e especialistas ligados à área de sustentabilidade. O objetivo do grupo é contribuir para a disseminação do tema e de práticas sustentáveis nas corporações a partir das apresentações e da troca de experiências entre os membros da comissão.

 

Setorial – Comércio Exterior

  • Coordenadora: Sueli de Freitas Verissimo Vieira
  • Empresa: LO Baptista Advogados
  • E-mail: sfv@baptista.com.br

O objetivo com a Comissão de Comércio Exterior é mostrar às empresas francesas, instaladas localmente ou não, quais os benefícios ou possibilidades que organismos públicos ou outras empresas podem oferecer às mesmas em suas operações de implementação ou expansão.

 

Setorial – Infraestrutura

  • Presidente: Fernanda Souza
  • Empresa: Chenut Oliveira Santiago
  • E-mail: fso@cosjuris.com
  •  
  • Coordenadora: Marcia Andrade
  • Empresa: M. Andrade Sociedade de Advogados
  • E-mail: marcia@mandlaw.com.br

A comissão de Infraestrutura foi criada visando o grande número de investidores que voltam os olhos às oportunidades de negócio no Brasil, em uma economia com crescimento potencial e classe média em plena expansão. Os encontros irão discutir as áreas que mais oferecem oportunidades no país, além da ampliação mútua do comércio e dos investimentos entre empresas francesas e brasileiras.


Setorial – Luxo

A comissão de Mercado de Luxo surgiu diante do grande crescimento desse nicho registrado no Brasil – 25% só nos últimos cinco anos, chegando ao faturamento de R$ 20,1 bilhões em 2012 – e da necessidade de conhecer mais a fundo como ele é expresso no cenário nacional, já que grandes marcas internacionais estão canalizando seus negócios no país. Nos eventos realizados ou apoiados pela CCIFB em 2012 mostrou o interesse dos associados na criação desta comissão.

 

Setorial – Saúde

Comissão criada em 2015, trata de assuntos da área de saúde em geral, visto o grande interesse de nossos associados e a necessidade de discussão de temas de interesse do setor. A Comissão Saúde visa  reunir temas, palestrantes e assuntos que se relacionam à saúde pública e como isso impacta as empresas. A ideia é trazer profissionais de renome do setor e figuras públicas do segmento, de forma a colaborar e adicionar conteúdo relevante aos participantes.

Observatório Econômico

 

Com o objetivo de manter os associados informados sobre as principais diretrizes macroeconômicas mundiais, o Comitê de Economia se reúne a cada dois meses e apresenta a visão de autoridades e de renomados economistas. Durante a apresentação são exibidos indicadores econômicos provenientes das mais renomadas fontes internacionais, permitindo que os associados tenham um parecer especializado do cenário econômico mundial. Ao final das reuniões, um debate permite a participação do público, ampliando o diálogo entre os associados e convidados.