Especialistas destacam ações importantes para o retorno das empresas com segurança

A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo realizou, no dia 23 de junho, mais um webinar Canal Aberto COVID-19, com um time de especialistas que debateram as ações que devem ser levadas em consideração pelas empresas que já estão retomando as operações e as que estão desenhando um plano de retorno das atividades. O último encontro contou com a participação do Osmar Terra e pode ser lido aqui.

De acordo com Luiz G. F. Tito Jr, diretor da MarQ Consultoria, empresa especializada na gestão empresarial, processos para experiência do cliente, qualidade, compliance e meio ambiente, as empresas precisam estudar o retorno e a necessidade de contar com a ajuda de especialistas para a criação de possíveis protocolos e controles específicos de segurança.

Para a médica infectologista Eloisa Ayub, coordenadora do Serviço de Controle de infecção hospitalar do Hospital Estadual Mário Covas e Hospital Bartira Rede D’or, é difícil falar em um único protocolo que atenda as necessidades de todas as organizações. Segundo ela, o importante é focar a atenção no comportamento do consumidor e do colaborador. Eloisa enfatizou a importância sobre o uso das máscaras, o distanciamento social, a higienização das mãos e do ambiente.

Sobre quais protocolos as empresas podem seguir, Domenico Caruso, consultor da MarQ, alertou que o primordial é o aumento da frequência da limpeza dos ambientes empresariais. Lugares de alto fluxo e onde há contato frequente com as mãos (telefones, mouse, teclado), o especialista recomenda a higienização com produtos apropriados como álcool 70% ou hipoclorito de sódio. Caruso destacou também a importância dos treinamentos para capacitar os profissionais que realizam a limpeza e a criação de manuais.

Já Amauri Avila, gerente executivo de vendas do Bureau Veritas, líder global no mercado de testes, inspeções e certificações, ressaltou que para validar um protocolo, as empresas precisam levar em consideração quatro pilares: garantia para o consumidor final, consistência e foco em todas as filiais, condições de trabalho seguras para os colaboradores e seguir as normas e leis locais.

^