Sanofi amplia ações de segurança para proteção de seus funcionários durante a pandemia

Empresa realiza práticas pioneiras para manter operação essencial funcionando e garantir a produção de remédios que beneficiam milhares de pessoas

A escalada do novo coronavírus pelo mundo trouxe uma nova rotina para a vida de todos. A saúde passou a ser uma preocupação vigente e o distanciamento social a medida mais importante para evitar a contaminação. Porém, serviços e indústrias essenciais tiveram que olhar com atenção para a nova realidade e promover ações assertivas de segurança para manter funcionários seguros e garantir a produção de insumos que beneficiam vidas. 

Desde o início da pandemia, a Sanofi – maior multinacional farmacêutica do mercado brasileiro – adotou medidas especiais para que seus colaboradores tenham todo o suporte necessário na prevenção da doença. Por meio de um comitê estratégico, a companhia trabalhou na criação de iniciativas pioneiras de segurança em algumas frentes de atuação, tais como, saúde física e financeira, saúde emocional, social e intelectual. 

“Esses pilares pautaram o trabalho do nosso comitê e a partir dessa visão pudemos planejar ações que mantivessem nossos times em segurança e a nossa operação em funcionamento. Garantir a integridade dos nossos colaboradores é o nosso principal objetivo nessa jornada. Graças a essas iniciativas estamos mantendo todos saudáveis e ainda mais assistidos”, observa Pedro Pittella, diretor de Recursos Humanos da Sanofi. 

Saúde física e financeira

Para resguardar a saúde dos times, grande parte dos funcionários da Sanofi, como administrativo, recursos humanos, equipes de vendas e consultores médicos estão trabalhando em sistema de home office desde 16 de março – salvo aqueles com funções essenciais, como os colaboradores em funções operacionais das fábricas. Neste contexto, os cuidados na linha de produção foram redobrados para que o processo fabril pudesse ser mantido.

A Sanofi mantém duas plantas industriais para a fabricação de seus medicamentos, sendo uma em Campinas e a outra em Suzano, ambas no estado de São Paulo. Nessas unidades, protocolos de cuidados foram redobrados, gerando uma nova rotina que restringiu prontamente a circulação de pessoas na unidade. É importante evidenciar que a Sanofi já possui um nível de controle bastante rígido por ser uma indústria farmacêutica. 

Os funcionários só podem entrar no prédio após a medição da temperatura e a análise das condições de saúde. Barreiras foram adotadas, além da higienização constante dos locais de circulação, adoção de sistema de distanciamento e revezamento no uso dos ambientes comuns, como vestiários e refeitórios. Também houve a disponibilização e reembolso de álcool gel, o uso extra de máscaras de proteção e roupas especiais. 

A frota de transporte foi ajustada para que não houvesse aglomerações de passageiros nas vans da empresa, além disso, por meio do reembolso de quilometragem, a companhia incentivou funcionários a usarem os próprios veículos no deslocamento ao trabalho. Houve, ainda, uma campanha especial de vacinação para a gripe.

Pittella destaca que a empresa também olhou com atenção para a saúde financeira de seus funcionários e adotou uma política especial de remuneração para o time de vendas e concedeu bônus de 15% nos salários dos funcionários da linha de frente da fábrica durante os três meses previstos de isolamento social. “Também contratamos para 100% dos nossos funcionários um sistema de telemedicina do hospital Albert Einstein, sem custo para os colaboradores, de forma que todos possam realizar atendimentos remotos e acelerar o acolhimento”, indica o diretor. 

Saúde emocional, social e intelectual 

Manter todos saudáveis vai muito além da saúde do corpo, é necessário e fundamental, neste momento, ter atenção ao emocional de todos. Frente a essa realidade, a empresa intensificou a oferta de conhecimento aos times, promovendo edições especiais da Arena do Saber, rede de aprendizagem colaborativa para a troca de conhecimento entre funcionários de todas as áreas da empresa. Com uma programação variada, com dicas para a produtividade no home office, gestão do tempo, diversidade e maternidade, todos podem interagir e compartilhar dicas e boas práticas para o período.  

A empresa também criou uma programação especial de seu podcast interno e tem realizado o incentivo de atividades físicas por meio de aulas virtuais. A oferta de conteúdos também aconteceu nas plataformas iLearn e Sanofi University, no qual funcionários podem acessar os mais variados temas de aprendizagem. 

Os familiares dos funcionários das fábricas também foram lembrados como parte desse processo e receberam uma caixa de chocolates e uma carta de agradecimento pelo apoio incondicional neste contexto. 

Período para aprendizados 

O período de trabalho remoto também marcou a adequação de iniciativas tradicionais na Sanofi, como a primeira edição do Town Hall totalmente virtual da empresa. A reunião quinzenal, que sempre acontece presencialmente para o time da sede e com conexão remota para os times das fábricas e do Centro de Distribuição, ganhou um novo formato que manteve o evento como um sucesso absoluto. 

Novos funcionários, como o recém-chegado grupo de estagiários, foram inseridos nas práticas da empresa de forma totalmente online. Além disso, a Sanofi segue contratando em seleções 100% virtuais. 

O período é de grandes aprendizados e adequações que trazem impacto positivo para toda a estrutura da companhia. “A Sanofi tem o compromisso de ser parceira da jornada de vida das pessoas e estamos trabalhando ativamente para fortalecer e manter um ambiente seguro e produtivo para todos. É um momento de mudança e estamos preparados para nos adequar tendo como consciência que o sucesso corporativo e a felicidade pessoal são impossíveis sem colaboração massiva de todos”, afirma Pedro Pittella. 

Sobre a Sanofi

A Sanofi dedica-se a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas. 

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

^