Amazon lidera o ranking 2020 das marcas mais valiosas do mundo

No topo do ranking 2020 das marcas mais valiosas do mundo estão a Amazon (US$ 221 bilhões), o Google (US$ 160 bilhões) e a Apple (US$ 141 bilhões), segundo pesquisa exclusiva realizada pela Brand Finance. O levantamento mostra também as 50 marcas mais valiosas do Brasil com Itaú em primeiro lugar, Bradesco em segundo lugar, Caixa em terceiro, Banco do Brasil em quarto e a Petrobras em quinto lugar. Os dados foram apresentados pelo Eduardo Chaves, Diretor Geral da Brand Finance Brasil, durante live da comissão do Luxo da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), no dia 3 de dezembro. O último encontro debateu o mercado de relojoaria, veja mais aqui.

 

Para o especialista, os dados deste ano revelam que, no panorama global, as marcas do Brasil ainda são pouco significativas., pios juntas, as 50 principais marcas estão avaliadas em menos de 60 bilhões de dólares, valor inferior ao de qualquer uma das marcas internacionais que estão entre as dez primeiras no ranking global.

 

As cinco marcas francesas mais valiosas, segundo o ranking 2020, são Total, Orange, Louis Vuitton, Axa e Cartier. Chaves também destacou as 10 marcas do mercado do luxo que ocupam o topo do ranking. São elas: Porsche, Gucci, Louis Vuitton, Cartier, Channel, Hermés, Ferrari, Rolex, Dior e Coach. Entre os 10 maiores CEOs do mundo em 2020, Chaves destacou Mariillyn Hewson, da Lockheed Martin, com o primeiro lugar, Bernard Arnault, da Louis Vuitton, com o segundo lugar, e Michael S. Dell, da Dell, em terceiro lugar.

 

Segundo Chaves, anualmente, a Brand Finance avalia cerca de 5 mil marcas, ouvindo em torno de 50 mil consumidores em 29 países. Além das métricas de percepção dos consumidores e outros públicos, a avaliação segundo ele, leva em conta os investimentos em marketing e o desempenho dos negócios.

^