An Verhulst-Santos, presidente da L’Oréal Brasil, participa do ateliê virtual Mulheres de Impacto

Ação faz parte do projeto-piloto ImpactMeninas França-Brasil, iniciativa da Câmara e Embaixada da França para empoderar jovens estudantes na construção de seu futuro profissional

 

An Verhulst-Santos, Presidente da L’Oréal Brasil, participou na última quarta-feira, 10 de março, do Ateliê virtual “Mulheres de Impacto”. O evento faz parte da agenda 2021 do projeto-piloto ImpactMeninas França-Brasil, com foco em promover a formação e o acesso profissional de jovens estudantes em setores-chave e profissões do futuro – especialmente ligadas à ciência, tecnologia e indústria. A iniciativa busca promover a médio e longo prazo a diversidade e inclusão nas empresas e na sociedade.

As atividades do projeto são voltadas a alunas do ensino médio do Lycée Molière, parceiro do programa ao lado da Embaixada da França no Brasil, e do Colégio Pedro II. Na semana de celebração do Dia Internacional dos Direitos das Mulheres, elas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do percurso escolar e profissional da executiva. A proposta dos ateliês é inspirar e promover a interação de meninas e mulheres no contexto dos desafios e das oportunidades para construção de um futuro mais igualitário na educação e formação profissional, fortalecendo a sororidade intergeneracional.

Para An Verhulst-Santos, o apoio ao ImpactMeninas França-Brasil chega para agregar as iniciativas da L’Oréal Brasil comprometidas em unir diversidade, inovação e ciência. 

“Há 16 anos, a L’Oréal Brasil promove o programa Para Mulheres Na Ciência, em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências. O objetivo é diminuir o panorama de desigualdade de gênero na Ciência, favorecendo o equilíbrio, o empoderamento feminino e incentivando a entrada de jovens mulheres no universo científico. O ImpactMeninas encontra uma ressonância enorme que só reforça as nossas crenças da necessária união de duas forças tão relevantes para a nossa sociedade: a ciência e as mulheres”, conta.

 

Educação e inclusão como chaves para o futuro

Entre as oportunidades da parceria da L’Oréal Brasil com o projeto ImpactMeninas França-Brasil, a presidente da companhia reforça a importância da ciência e educação para o desenvolvimento de soluções e na construção de um futuro inclusivo.  

“Tenho a convicção de que a educação e a ciência são chaves para solucionar os enormes desafios do mundo atual e, por meio do programa ImpactMeninas França-Brasil, podemos inspirar, incentivar e colaborar para o futuro dessas meninas, que estão na idade de escolher o seu crescimento profissional. Mais do que nunca, o contexto desafiador de uma pandemia deixou claro a importância da ciência e, para enfrentar esses momentos, a força feminina é primordial”, destaca An.

Além do “Mulheres de Impacto”, ateliês sobre “Competências de Impacto”, mentorias e encontros temáticos integram a agenda 2021 do projeto ImpactMeninas França-Brasil. As ações são voltadas tanto para a interação entre estudantes e profissionais mulheres atuando nas mais diversas áreas e funções, quanto para troca entre alunas, equipes pedagógicas e empresas. Alguns exemplos são as visitas a sites industriais e centros de pesquisa & inovação e a realização de fóruns de orientação profissional organizados pelas escolas parceiras.

 

^