As 13 técnicas para estimular a criatividade exponencial

Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpe), o número de registros de patentes, de marcas e de desenhos industriais cresce no Brasil. Entretanto, o país patina na 66ª posição no ranking mundial de inovação que analisa 129 diferentes nações. Fica evidente, portanto, a necessidade de profissionais e empresas apostarem no estímulo à criatividade exponencial.

O conceito, no entanto, foi apresentado por Humberto Emílio Massareto, da K01 Capital Intelectual, convidado da reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Comércio Internacional França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) no dia 17 de outubro. A última reunião do grupo tratou das quatro características das mentes poderosas.

Conceito de criatividade

Segundo Massareto, a criatividade é resultado da ação geradora de grande quantidade de ideias. Esses insights devem buscar soluções de qualidade para problemas reais. Por fim, deve-se verificar o desvio, ou seja, a originalidade do conceito desenvolvido e se isso pode se configurar em uma inovação incremental ou inovação radical.

Massareto acredita que o conceito de criatividade exponencial envolve, portanto, em selecionar a melhor ideia em um funil de constante aprimoramento. A cada melhoria, o conceito deve dobrar de valor. Em 30 etapas nesse processo, um insight de um centavo pode chegar a valer R$ 5 milhões.

Dicas para estimular a criatividade exponencial

01 – Comprometer-se absolutamente com o projeto

02 – Envolver por meio da experiência

03 – Aperfeiçoamento constante

04 – Estudar o que está disponível

05 – Considerar as tendências

06 – Liderar é estar à frente

07 – Pensar no melhor

08 – Empatia

09 – Considerar o erro uma etapa de aprendizado

10 – Ser diferente. Pensar diferente. Fazer a diferença

11 – Empreender

12 – Começar pequeno

13 – Entender que a mudança é inevitável

Por meio dessas dicas, associadas a técnicas como Brainstorming e MindMap, por exemplo, é possível estimular profissionais e equipes no uso da criatividade exponencial. Fazer com que uma simples ideia possa ser aperfeiçoada até valer milhões. E, assim, ajudar o Brasil a melhorar seu desempenho nos próximos  rankings mundiais de inovação.

^