CCI França Brasil e ONU Mulheres promovem encontro para apresentar Prêmio WEPs Brasil 2019

Iniciativa busca reconhecer empresas que desenvolvem programas de igualdade de gênero

 

A CCI França-Brasil e ONU Mulheres realizaram um encontro no dia 15 de maio, na sede da CCIFB no Centro do Rio de Janeiro, para apresentar o Prêmio WEPs Brasil 2019. A iniciativa faz parte do programa “Ganha-Ganha: igualdade de gênero significa bons negócios”, liderado pela instituição – ao lado da União Europeia e Organização Internacional do Trabalho – com objetivo de  reconhecer as empresas que implementam políticas e ações para o empoderamento de mulheres.

Através de boas práticas e da ferramenta WEPs (sigla em inglês para Princípios de Empoderamento das Mulheres), a ONU Mulheres disponibiliza uma plataforma para orientar empresas a desenvolver planos inseridos na perspectiva de gênero e diversidade. No Brasil, são 210 corporações signatárias aos WEPs, incluindo filiais de grandes empresas francesas. A cada ano, como forma de reconhecer os programas desenvolvidos, a instituição promove o Prêmio WEPs, evento que nesta 3ª edição tem apoio institucional da CCIFB.

“A parceria com a ONU Mulheres, iniciada em 2017, tem se traduzido numa agenda de ações para promoção da equidade de gênero na economia e na sociedade. Muitas empresas associadas à Câmara são referências mundiais nessa matéria – através de suas políticas de Recursos Humanos e Responsabilidade Social Empresarial – e várias delas são signatárias da plataforma WEPs, na França e no Brasil.  Nosso apoio ao Prêmio WEPs Brasil está alinhado com o propósito dessa iniciativa: igualdade de gênero significa bons negócios”, destacou  Jaqueline Saad, diretora-Executiva da CCI França-Brasil do Rio de Janeiro.

Para Adriana Carvalho, gerente para os Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres, unir esforços na criação de redes colaborativas contribui para o sucesso de ações como o Prêmio WEPs. “Nosso objetivo é trabalhar em dois eixos principais. O primeiro é através da plataforma WEPs para fomentar o engajamento de empresas e o avanço de práticas de igualdade de gênero nas organizações. O segundo é trabalhar com mulheres empreendedoras. Em ambos os casos, nossa meta é estimular a cooperação entre países europeus e os da América Latina. Por isso, é importante contar com apoiadores como a CCIFB para unir esforços nessa conversa”, ressaltou.

 

Como participar do WEPs Brasil 2019

Para participar é preciso realizar inscrição no site (www.premiowepsbrasil.org) e preencher o questionário elaborado de acordo com os preceitos dos Princípios para Empoderamento das Mulheres (WEPs). Podem aderir pequenas, médias e grandes empresas, privadas e públicas, não sendo necessário ter aderido aos WEPs para inscrição.

O questionário permite uma autoavaliação das empresas com relação às práticas adotadas para promoção da equidade de gênero. As respostas são avaliadas por uma comissão técnica e os participantes selecionados são submetidos a uma segunda etapa que consiste em uma visita à empresa. Após visitação, as empresas são convocadas para etapa final. A premiação possui as categorias ouro, prata, bronze e menções honrosas. De acordo com Adriana, as inscrições deverão ser prorrogadas até 15 de junho, e a cerimônia será em outubro na cidade de São Paulo.

^