Galette de Rois 2023 | CCIFB-SP

Uma noite de celebração e descontração, assim foi marcado o tradicional evento Galette des Rois, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 05/01, na sede da CCIFP-SP e que deu inicio as atividades do ano de 2023.

Gostaríamos de agradecer a presença de todos os nossos membros associados que puderam estar conosco nesta data tão especial onde se comemora, na França, a “Epiphanie”.

Merci à tous e até o ano que vem!

 

Conheça abaixo a história da Galette de Rois.

O Dia de Reis é uma importante data cristã que marca o fim das celebrações natalinas. Hoje (06/01), os franceses comemoram a Epiphanie (Dia de Reis) com a tradicional Galette des Rois (Galette dos Reis), uma torta que representa os presentes dados pelos três reis magos ao menino Jesus. Mas, além disso, é um momento de confraternizar com a família e os amigos.

A Galette de Rois é envolta por uma série de costumes. O primeiro é que um objeto pequeno, que pode ser uma fava ou um bonequinho de porcelana, deve ser colocado dentro dela. Na hora de servir, a tradição manda que a pessoa mais jovem presente na celebração deve se sentar embaixo da mesa e é ela quem vai escolher a ordem dos convidados que irão receber cada fatia. Por fim, quem ficar com o pedaço que estiver o prêmio será escolhido o Rei da Epiphanie e, além de ganhar a coroa dourada de papelão, será responsável por providenciar a Galette de Rois do próximo ano.

Essa é uma tradição antiga e muito querida pelos franceses, que consideram o fato de receber a coroa de Rei da Epiphanie como um sinal de boa sorte.

 

^