Cenário eleitoral e econômico brasileiro

Em meio a um ano eleitoral, guerra na Europa, uma turbulência causada pela pandemia e uma economia ainda deprimida, qual será o cenário político e econômico para os próximos meses até o Brasil conhecer o presidente que governará o País pelos próximos quatro anos?

Para debater esse assunto, a Comissão Setorial da CCIFB-SP, com a participação do Observatório Econômico, convidou o economista e cientista político Ricardo Sennes, sócio-diretor da Prospectiva Consultoria Brasileira de Assuntos Internacionais e especialista em cenários políticos e econômicos, temas geopolíticos internacionais, políticas de inovação, internacionalização de empresas e desenho de agendas públicas setoriais.

O evento webinar aconteceu no dia 26/04 e contou com a presença de Pedro Antônio Gouvea Vieira, Presidente da CCIFB-SP; Fernanda Assis Souza, sócia na Chenut Oliveira Santiago e dos mediadores: Mauricio Mendonça, diretor corporativo de Relações Institucionais da Sanofi e Octavio de Barros, presidente da OM Barros Consultoria Econômica.

Ricardo Sennes iniciou o debate afirmando que por conta de todas as incertezas políticas e econômicas, será mais fácil lançar algumas hipóteses. Segundo ele “a situação está muito instável … portanto é difícil imaginar cenários muito delineados, fixos. No fundo talvez seja melhor a gente pensar em algumas hipóteses de desenvolvimento de alguns fatores que influenciam o cenário do que “cravar” para onde se está indo”.

Sennes, abordou temas como o calendário eleitoral de 2022 e as janelas de oportunidade para agenda legislativa, o atual Governo Bolsonaro e as hipóteses para viabilizar uma reeleição, falou sobre como a agenda econômica é influenciada pelos interesses do Centrão, mercado de trabalho e dinâmica inflacionária. E finalizou mostrando que, ao que tudo indica, teremos um cenário com Lula e Bolsonaro como protagonistas. Isso quer dizer que mais uma vez as discussões serão bastante polaizadas, afetando a economia e gerando incerteza.

 

Conteúdo exclusivo para associados. Assista o debate na integra:  https://www.ccfb.com.br/publicacoes/

Ainda não é associado da CCIFB-SP e quer fazer parte da nossa comunidade e aproveitar todos os benefícios que oferecemos? Clique aqui.

^