Cinco cuidados essenciais ao adotar o eSocial

Gerir as obrigações fiscais e tributárias de uma folha de pagamentos não é um processo trivial. Muito menos, estável. Todo os anos, por exemplo, ocorrem em torno de 60 alterações legais na legislação que regula os vencimentos dos trabalhadores. Tais mudanças, obviamente, impactam os eventos no eSocial e, assim, qualquer software que faça a gestão do programa governamental.

Valquíria Cruz, Beatriz Neves e Gláucia Afonso, da empresa ADP, foram as convidadas para discutir o assunto na comissão Mundo do Trabalho da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) no dia 31 de maio. Segundo Valquíria, a sua empresa dedicou 150 mil horas para desenvolver o software de gestão do eSocial, com 330 new features e 70 milhões de eventos contabilizados na plataforma.

De acordo com Gláucia, os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) deverão começar a ter obrigatoriedade de registro por meio do eSocial ainda este ano para as empresas do Grupo 1. Já Beatriz avisa que também durante 2019 haverá uma série de substituições de obrigações (Rais, Carteira de Trabalho Digital, Quadro de horários, etc.), o que vai exigir que as empresas declarantes estejam absolutamente conformes. Qualquer erro, mesmo na simples grafia do nome de um funcionário, pode inviabilizar o processo.

As profissionais da ADP ressaltaram cinco cuidados  essenciais que as empresas devem tomar com a gestão do eSocial:

  • Garantir que todos os trabalhadores realmente tenham ingressado na base do eSocial, de maneira atualizada;
  • Não permitir que os erros retomados pelo governo sigam sem tratamento, já que os processos de retificação são altamente complicados e custosos;
  • Fortalecer a gestão e a segurança dos certificados digitais e outorgas;
  • Revisar práticas e conformidades legais, reduzindo riscos de fiscalização, cujo potencial aumenta com a estabilização do eSocial;
  • Por fim, buscar soluções e processos eficazes, eficientes e produtivos, a única estratégica segura para poder usufruir dos benefícios do eSocial.
^