Como lidar com as mudanças em tempos de COVID-19?

“Em razão do COVID-19, a transformação digital entrou nas nossas casas como uma enchente”. A frase é de Edmarson Bacelar Mota, doutor em Administração, convidado do primeiro webinar da comissão de Educação Superior e Executiva da Câmara de Comércio Franca-Brasil (CCIFB-SP) realizado no dia 15 de abril. Segundo ele, as empresas não podem ficar refém de um único olhar. É essencial permitir o compartilhamento de ideias, reunindo colaboradores de diferentes áreas para fomentar soluções e práticas inovadoras para enfrentar o atual cenário.

De acordo com Mota, os líderes têm um papel fundamental diante da pandemia, pois as mudanças impactam as pessoas e a cultura da empresa de formas diferentes. Cabe ao gestor, portanto, compreender a natureza das mudanças, como nos comportamos diante dela e atuar de modo proativo e resiliente, com estratégias, projetos e processos eficazes. Não à toa, Mota ressaltou Philip Condit e a frase: “nenhum de nós é tão inteligente como todos nós”. O professor apresentou, ainda, conceitos de autores como John P. Kotter e da Carol Dweck. 

O especialista também destacou a importância dos stakeholders no momento de mudança. Segundo Mota é essencial que os gestores identifiquem todos os públicos que serão impactados pelas mudanças e trabalhe ações específicas para cada um deles, sejam elas iniciativas de comunicação, marketing, engajamento, escuta e etc. Outro destaque, foi a apresentação do conceito japonês “Ikigai” que significa “uma razão para ser”. Veja a imagem abaixo e mais informações aqui.

^