Como uma estratégia de marketing de dados pode fazer a diferença para o seu negócio?

A transformação digital dos últimos anos criou um tipo de cliente altamente conectado e com alto poder de comunicação e disseminação na internet. Fernando Flumian, Cloud Solutions Sales Manager at Oracle Brasil, alertou que houve um aumento de 73%, nos últimos três anos, no número de pessoas que usam a internet para pesquisa. Flumian e outros especialistas participaram do evento realizado pelas comissões Startups  e Transformação Digital da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), para debater o avanço do  marketing de dados.

Para o especialista, as empresas lidam hoje com um perfil de cliente que é socialmente conectado, que confia nas opiniões de outros usuários, que gosta de se autopromover e que é sensível a preços. Conhecer toda a jornada desse usuário conectado por meio de dados é transformar o modelo de negócio. Segundo ele,  não à toa, a área de marketing de dados está cada vez mais sendo reconhecida  e, ao mesmo tempo cobrada, por atuar como uma área de resultados.

Segundo Flumian, o grande desafio hoje é entender os dados e saber quais deles podem ser coletados já que as empresas precisam prever os impactos que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) terá quando entrar em vigor no próximo ano.  Ele afirma que é essencial ter uma governança de dados, criptografia para armazenamento e integrações e, em alguns casos, garantir que os dados foram apagados.

O especialista Victor Vieira, Oracle Solution, apresentou a demo do Think Autonomous, ferramenta  da Oracle para auxiliar as áreas de marketing de dados . Para Vieira,  a plataforma pode auxiliar os profissionais a ter uma visão 360º e a entender correlações que trazem insights importantes para a estratégia do negócio e gerar conversões mais efetivas.

Um exemplo é quando o marketing de dados reúne informações como o ciclo de vida de produtos, de buscas do Google, de social mídia, de campanhas offline, investimentos em diferentes mídias,  e ter como resultado algoritmos que podem identificar o que mais impacta positivamente ou não a campanha de um determinado produto ou de uma determinada ação.

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