Comissão de RH da CCIFB-RJ convidou especialista para bate-papo com exposição de conceitos e práticas
Em um momento de incertezas, distanciamento e confinamento social, exercer a liderança em organizações e engajar equipes tornam-se desafios ainda mais presentes. O período pede uma comunicação eficiente, capaz de criar um ambiente de confiança e de escuta. É neste cenário que a comunicação não violenta (CNV) e suas ferramentas para gerar empatia revelam-se como bons exemplos para boas práticas nas empresas.
“Neste momento de crise, o líder tem que saber como se comunicar com eficiência e ter uma consciência do que está passando com suas equipes. A comunicação não violenta pode agregar nesse aspecto”, ressaltou Pascaline Dalby, responsável pela área de Recursos Humanos da Safran Helicopter Engines no Brasil e no México e coordenadora da Comissão de RH e Formação Profissional da CCIFB-RJ, ao abrir o webinar realizado no dia 04 de maio.
Metodologia criada por Marshall Bertram Rosenberg, a CNV ganhou espaço no ambiente empresarial ao propor práticas para estabelecer uma comunicação eficiente, com empatia, e construída em colaboração para engajar equipes e desenvolver formas colaborativas de trabalho e resolução de conflitos.
“A comunicação não violenta permite comunicar de forma mais construtiva e eficiente. Em momentos como o atual, é fundamental o líder entender a importância de dar o primeiro passo para entrar em empatia com o outro. É preciso mais do que nunca criarmos relações de confiança para gerarmos engajamento das equipes”, explicou Marie Bendelac Ururahy, especialista em comportamento e CNV, sócia-diretora e cofundadora da Be Coaching Brasil.
Segundo Marie, o período de maior estresse e impactos na saúde enfrentado com a pandemia do novo coronavírus requer essencialmente a construção colaborativa da comunicação, permitindo ao líder também demonstrar sua vulnerabilidade. “O líder não deve ter a responsabilidade de ser a pessoa forte o tempo todo, que irá ouvir e compreender a todos e não receber empatia de ninguém. É nesse ponto que ele poderá se mostrar vulnerável, principalmente em situações como a atual, e buscar o diálogo com base na confiança”.
Conheça exemplos de ações essenciais apresentadas pela especialista para gerar confiança e, consequentemente, uma comunicação eficiente:
-Oferecer reconhecimento.
-Oferecer liberdade de escolha.
-Comunicar de forma transparente.
– Valorizar o relacionamento.
-Mostrar vulnerabilidade.
-Demonstrar empatia.