Os assuntos relacionados a meio ambiente e sustentabilidade vêm ganhando cada vez mais espaço nos noticiários e na publicidade. O mercado já percebeu que a geração dos millennials apresenta uma maior preocupação ambiental e isso influencia na decisão de consumo dessas pessoas.
Com o objetivo de desenvolver soluções em sustentabilidade, a Brasil Mata Viva é uma metodologia que tem como base o PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais), que gera o crédito floresta, um ativo gerado a partir da proteção de florestas, que são inventariadas e certificadas por meio de protocolos internacionais.
“A conservação florestal não é só um ativo de natureza econômica, mas também uma atividade agrícola”, explica Wilson Tomanik, CSO do Brasil Mata Viva, que participou da Comissão de Bioeconomia da CCIFB. “O crédito de floresta é vantajoso para o produtor e remunera mais que commoditie e gado”, ressalta.
Mauro Romani, CEO e Founder da RBC Sustentabilidade, explicou que já é possível o consumidor final ajudar na conservação da floresta amazônica. Isso ao comprar de empresas que possuem o selo Forest Friend. “O objetivo desse projeto é oferecer ao cliente a possibilidade de adquirir um bem ou serviço limpo de emissões de CO2, por meio do fracionamento dos ativos ambientais em partes minúsculas (partindo de 10kg), nos produtos comercializados”, revela Romani.