Mas você sabe o que muda para a declaração que será entregue em relação ao ano anterior? A Mazars listou as principais mudanças para a declaração deste ano para que você possa fazer seu planejamento sem ter inconsistências nas informações enviadas à Receita Federal.
A Receita Federal criou um campo específico para declarar criptomoedas e outros ativos digitais, como Bitcoin e Ether. Até então, esses ativos eram declarados em campos genéricos.
Foram criados pela Receita Federal três códigos relacionados aos criptoativos:
O contribuinte está sendo solicitado a completar informações de e-mail e telefone na declaração. Vale mencionar que as autoridades fiscais não encaminham e-mail com links ou solicitando o envio de dados pessoais e/ou outras informações.
Caso algum e-mail ou mensagem seja enviada, deverá apenas informar que há mensagens para o contribuinte em sua caixa postal do e-CAC.
Neste ano, é possível selecionar contas de pagamento para crédito de restituição do imposto sobre a renda. Ao fazer a declaração, o contribuinte deve selecionar o ícone de conta de pagamento e informar os dados de banco, agência e número da conta.
Segundo a receita, o contribuinte que tenha recebido rendimentos tributáveis de valor superior a R$ 22.847,47 no ano-calendário 2020 deve devolver os valores recebidos através do auxílio emergencial por ele e seus dependentes. A devolução deve ser feita através de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), gerado no momento de preenchimento da declaração.
Expatriados podem contar com os especialistas da Mazars para a declaração do Imposto de Renda. Considerando sua presença global, a Mazars consegue oferecer soluções e analisar impactos tributários em diversas jurisdições.
Brasileiros com ativos no exterior e declarações de IR com certo grau de complexidade também podem buscar orientações diretamente com nossos especialistas. Nosso time está preparado para atendê-lo e evitar qualquer tipo de transtorno com a Receita Federal.
Para saber mais: https://por.mazars.com.br/Pagina-Inicial/Insights/Nosso-Conte-do/Declaracao-de-criptoativos-e-restituicao-IR-2021