EDF Norte Fluminense lança HERA, sistema de apoio à decisão de inventários hidrelétricos

Projeto de P&D foi comandando por equipe no Brasil e terá difusão em escala global

 

A EDF Norte Fluminense lançou no final do mês de maio o sistema HERA, produto criado para fornecer suporte à decisão sobre inventários hidrelétricos. Além do apoio na dimensão técnico-econômica, a ferramenta busca otimizar custos e oferecer opções com mínimos impactos sociais e ambientais. O software incorpora diferentes módulos integrados, como a Avaliação Ambiental Integrada e o módulo que aplica a metodologia Blueprint for Conservation, utilizada globalmente pela The Nature Conservancy. Uma terceira integração, desta vez no âmbito da Engenharia, gera layouts de projetos selecionados e visualização 3D das estruturas.

Concebido por uma equipe de profissionais e especialistas da área de Energia e Engenharia, o projeto se encaixa nas diretrizes do Grupo para o desenvolvimento de energia limpa e renovável tanto no Brasil quanto no exterior. “Para nós da EDF Norte Fluminense, este é o primeiro produto oriundo de um projeto que permite difusão em escala global, podendo ser usado em qualquer bacia hidrográfica do mundo. Foram 36 meses de trabalho, divido em duas fases, totalizando investimentos na ordem de R$ 3 milhões”, explica Fabio Steiner, Gerente de Regulação, Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, um dos responsáveis por liderar a iniciativa.

O evento de lançamento do sistema HERA foi realizado no Teatro Maison, com a participação de consultores da área ambiental, representantes de empresas do setor de energia e parceiros, como a Câmara de Comércio França-Brasil.

 

SOBRE A EDF NORTE FLUMINENSE

A EDF Norte Fluminense é um dos principais ativos no Brasil do grupo francês Electricité de France – EDF, um dos maiores geradores de energia elétrica do mundo, presente em cinco continentes e campeão em crescimento com baixas emissões de carbono.

 

Mais informações:

Fabio Steiner

Tel. + 55 21 3974-6140

fabio.steiner@edfnf.com.br

^