II Encontro CCIFB-CNRS

A Comissão de Energia e a Comissão de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) no Brasil-Cone Sul, realizaram no final de outubro na sede da CCI França-Brasil, o II Encontro CCIFB-CNRS sobre inovação científica. O evento reuniu pesquisadores e empresas com o objetivo de apresentar iniciativas de colaboração científica sobre os temas de Energia e Meio Ambiente, tendo como destaques novas fontes de energia e dispositivos inovadores de monitoramento ambiental.

Alain Prinzhofer, do Instituto de Física do Globo de Paris apresentou suas análises sobre o hidrogênio natural, recurso presente no subsolo ainda pouco conhecido, mas com potencial de se tornar uma relevante fonte sustentável de energia. De maneira complementar, o Prof. Paulo Emilio de Miranda – do Laboratório de Hidrogênio, Programas de Engenharia de Transportes e de Engenharia de Materiais COPPE/UFRJ, e Presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) – compartilhou sua experiência no estudo das aplicações do hidrogênio e desenvolvimento de tecnologias para transporte sustentável, a exemplo do ônibus híbrido a base de hidrogênio e eletricidade.

Em matéria de dispositivos inovadores de monitoramento ambiental, Jean-Charles Massabuau, pesquisador do CNRS, apresentou a iniciativa desenvolvida em parceria com o grupo industrial Total na França, o projeto MolluScanEye. Trata-se da valvulometria não invasiva, um sistema de detecção de poluição do meio ambiente marinho utilizando ostras: a partir de eletrodos instalados sobre as conchas, que medem a abertura e fechamento das mesmas, são captados e analisados dados permitindo avaliar seu estado de saúde – diretamente impactado pela qualidade do meio aquático.  O projeto fez parte dos finalistas do concurso “Best Innovators” realizado pela Total.

^