III Fórum WEPs debate igualdade de gênero no meio corporativo

Evento destacou engajamento de empresas francesas no tema através de depoimentos de representantes da ENGIE Brasil, L’Oréal Brasil e Safran. CCI França-Brasil do Rio integrou painel de debate sobre cadeia de valor e comunidades

 

 O III Fórum WEPs, evento promovido pela ONU Mulheres Brasil no Rio de Janeiro com apoio da CCI França-Brasil, deu destaque ao engajamento das empresas francesas em prol da igualdade de gênero. Representantes da Engie Brasil, L’Oréal Brasil e Safran, empresas que se tornaram recentemente signatárias no Brasil dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), participaram ativamente dos painéis de discussão, ao lado de profissionais de diferentes áreas, empreendedoras e membros de instituições.

Maurício Bähr, Presidente da Engie Brasil, e An Verhulst-Santos, Presidente da L’Oréal Brasil, debateram sobre a relevância do compromisso da alta liderança na implantação dos WEPs, que impactam positivamente o ambiente de trabalho, a economia e as comunidades nas quais as empresas estão inseridas.

“Na L’Oréal, a diversidade faz parte de nosso DNA. Acreditamos no mundo inteiro, em todas as filiais, na importância de uma força de trabalho diversa, que passa pela diversidade de gênero, raça e etnia, fundamental para o desempenho da empresa”, ressaltou a presidente do grupo no Brasil.

Para Engie, a meta originada com a adesão aos WEPs é ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030. Hoje, o grupo é liderado pela presidente global Isabelle Kocher, que através da matriz na França participa dos projetos e ações em prol da igualdade de gênero. “Estamos trilhando uma jornada para que a Engie possa se tornar uma referência em diversidade. Desde 2015 intensificamos as ações. Globalmente nossa CEO lidera 160 mil pessoas no setor de energia, onde há predominância de engenheiros, o que se torna um desafio e feito de sucesso estar à frente dessas transformações”, avaliou Bähr, que comanda o grupo no Brasil .

Ellenn Dutra, Gerente de Logística da Safran Helicopter Engines Brasil, integrou o painel Mulheres em STEM, ressaltando os desafios e as oportunidades das mulheres nas atividades industriais e tecnológicas. A Diretora-executiva da CCIFB do Rio, Jaqueline Saad, apresentou a parceria da instituição com a ONU Mulheres no painel Influenciando a Cadeia de Valores e Comunidades. “Trabalhamos há mais de dois anos como parceiros da ONU Mulheres e entendemos que contribuímos, através da troca de experiências e do desenvolvimento de ações em conjunto com nossas empresas associadas, para gerar impactos positivos frente aos objetivos do programa Ganha-Ganha e na difusão da plataforma WEPs”, destacou Jaqueline.

^