Inovação e compromisso com o meio ambiente: reduzindo as emissões de CO₂

Saiba como a TotalEnergies no Brasil atua com a meta de se tornar uma empresa líder em energia responsável


Seguindo a ambição de se tornar uma empresa líder em energia responsável, a TotalEnergies tem o compromisso de fornecer uma energia melhor, mais acessível, confiável e limpa. A empresa trabalha diariamente para reduzir as emissões de gases poluentes relacionados às suas atividades.

Em 2020, a TotalEnergies adotou uma nova ambição climática: atingir a neutralidade de carbono em negócios diretos até 2050. Alinhada a essa ambição, a TotalEnergies vem desenvolvendo projetos focados na redução da emissão de gases poluentes nas atividades de Exploração e Produção de óleo e gás.

Estratégias nas áreas de P&D são fundamentais para o alcance dessa ambição. O portfólio de projetos de P&D no Brasil inclui o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a redução de emissão de CO2. Entre outras iniciativas, há projetos em curso, em parcerias com universidades, de conversão de embarcações antigas existentes em embarcações híbridas, que alternam a utilização de diesel e de bateria para geração de energia elétrica.

 

Veja alguns exemplos de projetos:

Barco híbrido – Uso de baterias em embarcações de apoio marítimas

Em parceria com a universidade PUC-Rio, a TotalEnergies está desenvolvendo um projeto inovador no Brasil. Trata-se da conversão de uma embarcação do tipo PSV (Platform Supply Vessel), utilizada em atividades marítimas de E&P, para uma propulsão híbrida otimizada, utilizando baterias e diesel. A tecnologia, pioneira no país, está em fase de testes. Mas qual o efeito prático desse projeto inovador? Ele prevê uma diminuição no uso de diesel e uma consequente redução nas emissões de gases poluentes (NOx e metano) da embarcação.

Cargo transfer vessel (ctv) – sistema inovador de transferência de petróleo

A TotalEnergies implementou um sistema inovador para a realização de operações de transferência de petróleo (offloading) com o uso de uma embarcação do tipo CTV (Cargo Transfer Vessel) no Brasil. A nova forma de offloading testada permite que toda a operação se realize na própria locação do campo, eliminando a necessidade de uma jornada do navio-tanque e, assim, garantindo não apenas uma redução de riscos e custos, mas também a diminuição das emissões de CO2. O sistema foi testado no Campo de Lapa, operado pela TotalEnergies.

 

^