Lunch & Learn para debater diversidade de gênero nas empresas

A Diretora-executiva da CCI França-Brasil do Rio de Janeiro, Jaqueline Saad, foi palestrante convidada do Lunch & Learn do dia 21/1, evento interno organizado pela equipe do Women’s Network da S-RM, consultoria em Business Intelligence, Gestão de Risco e Segurança Cibernética. O encontro teve um público de 20 pessoas, homens e mulheres das áreas de inteligência corporativa, gestão de crises e operações centrais.

A iniciativa faz parte da agenda da empresa para promover a discussão sobre diversidade de gênero e buscar uma conscientização sobre situações enfrentadas por mulheres em papéis de liderança.

Após um breve relato de sua experiência pessoal e profissional, Jaqueline falou sobre sua atuação à frente da CCIFB com foco na promoção da diversidade, tendo como pano de fundo oportunidades e desafios tangíveis: de um lado, estudos do Instituto Global McKinsey apontam que, num cenário ideal de igualdade plena na economia, US$28 trilhões poderiam ser injetados na economia mundial até 2025; por outro lado, o 2º relatório do Fórum Econômico Mundial constata que, no ritmo atual, o mundo levará mais de 200 anos para alcançar a igualdade salarial entre homens e mulheres.

Nesse contexto, a Diretora da CCIFB do Rio destacou o dinamismo das empresas francesas no ranking mundial de melhores práticas de equidade homem-mulher – 15 dentre elas no top 50 – e a determinação em reforçar essas diretrizes e ações correspondentes no Brasil. Um dos pontos em comum entre essas corporações é o fato de serem signatárias dos WEP – Princípios de Empoderamento das Mulheres, um programa da ONU Mulheres com foco no setor privado.

Funções transversais-chave como RH e Compras também foram citadas como catalisadores da dinâmica de promoção da diversidade, e mais globalmente o posicionamento das empresas em termos de Responsabilidade Social Empresarial, que reflete o engajamento com as comunidades nas quais estão inseridas. Os tópicos fazem parte da agenda prioritária da CCIFB em 2019.

^