Temas foram abordados durante os eventos da Agenda eleições 2022 da CCIFB-RJ
Diante da importância do atual cenário eleitoral, a Câmara de Comércio França-Brasil no Rio de Janeiro convidou os três principais candidatos ao Governo do Estado para uma série de encontros com sua rede de membros e parceiros. Os eventos fazem parte da Agenda eleições 2022 da CCIFB-RJ, cujo objetivo é conhecer propostas e promover diálogos sobre temas ligados à melhoria do ambiente de negócios, emprego e desenvolvimento.
O primeiro encontro da série foi com o candidato Rodrigo Neves (PDT), no dia 26 de agosto. Na última segunda-feira (29/08), o convidado foi o candidato Marcelo Freixo (PSB). Em ambas as exposições, os candidatos estiveram acompanhados de suas equipes e abordaram programas e perspectivas para o governo do Rio de Janeiro sob os aspectos econômico, social e ambiental, nos mais diversos setores, exemplo da energia, infraestrutura, ensino e pesquisa, turismo e indústria criativa, segurança.
“No âmbito da Câmara, nossas empresas buscam construir agendas que promovam a melhoria do ambiente de negócio, sempre norteadas por premissas econômicas, ambientais, sociais e de governança. Nosso objetivo é aproveitarmos esses encontros para que os candidatos apresentem sua visão e suas principais propostas, em um espaço aberto para perguntas e interações”, pontuou o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Patrick Sabatier, ao abrir os eventos.
Ele ainda ressaltou a presença francesa como importante alavanca de crescimento. “As empresas francesas estão no Brasil e no Rio de Janeiro, Estado com vocação e potencial em setores chaves como energia, infraestruturas, inovação, indústria criativa ou turismo” completou Patrick.
Os encontros foram realizados na sede do escritório SiqueiraCastro Advogados, no centro da cidade.
Membro da diretoria da CCIFB-RJ, advogado e professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Carlos Roberto Siqueira Castro, lembrou a importância nos períodos de eleição de valores como a transparência e “da soberania popular que sempre sinaliza para opções de políticas públicas e melhoria social para o Estado.”
Presença francesa no Brasil
De acordo com dados da embaixada da França no Brasil, o número de empresas francesas no País chegou a 1.042 em 2019, empregando mais de 470 mil colaboradores e gerando um volume de negócios de 66,1 bilhões de euros. Em 2020, segundo dados do Banco Central, o investimento francês no Brasil somou mais de US$ 32,2 bilhões, sendo a França considerada o 3º país a mais investir no território brasileiro.