“Na nova economia, os consumidores estão empoderados”, diz especialista em marketing.

A Comissão de Comunicação e Marketing da CCIFB-SP recebeu o especialista em marketing digital, Renato Mendes. O convidado é co-autor do livro “Mude ou morra: tudo o que você precisa saber para fazer crescer o seu negócio e sua carreira na nova economia”.

Mendes explica que vivemos um momento de ruptura da velha para a nova economia. Segundo ele, as empresas criavam um modelo de negócio que interessavam apenas a elas e com isso, estavam acostumadas a empurrar produtos e serviços para os consumidores. Estes, por não terem muitas opções, eram obrigados a aceitar.

“Na nova economia os consumidores estão empoderados, ganharam voz e pelo próprio celular, eles opinam, criticam e elogiam as empresas, por meio das redes sociais”, explica Mendes. Com essa transformação, as companhias entenderam que precisam ouvir seus clientes e que precisam criar produtos que atendam às necessidades deles.

O palestrante ressaltou que quem ainda não entendeu que o jogo mudou vai ter problema e pode ficar pra trás, assim como outrora gigantes Nokia, Kodak, Blockbuster. Em contrapartida, novas empresas estão surgindo, crescendo e tendo faturamento cada vez mais alto, como por exemplo, as startups, que tiveram a percepção de que o cenário econômico é outro.

“Mesmo se a sua empresa não for uma startup, você pode aprender a pensar e a agir como uma, em que o conceito principal é a inovação e abaixo vem o tripé propósito, cultura e gestão, que precisam ser aplicados no dia-a-dia para alcançar o sucesso”, reforça Mendes.

^