O reconhecimento de empresas da rede associada no Prêmio WEPs Brasil 2021, evento da ONU Mulheres apoiado pela CCIFB

Em sua primeira participação, L’Oréal Brasil é reconhecida na modalidade Ouro pelas iniciativas de diversidade e inclusão para equidade de gênero

 

Em cerimônia virtual realizada no dia 21 de junho, o Prêmio WEPs Brasil 2021 reconheceu os esforços de empresas na promoção de ambientes que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher. A iniciativa é da ONU Mulheres Brasil dentro do programa “Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”, uma parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia, que conta com o apoio institucional da CCI França-Brasil.

Entre as empresas reconhecidas neste ano, um destaque para as associadas da rede CCIFB, entre elas a estreante na premiação, L’Oréal Brasil. Em sua primeira participação, a companhia recebeu o reconhecimento na modalidade Ouro.

Para Renata Dourado, diretora de Diversidade e Inclusão da L’Oréal Brasil, o prêmio é uma consequência do comprometimento da alta liderança e da aceleração do tema de Diversidade e Inclusão na companhia. “O nosso objetivo é garantir que mulheres estejam em oportunidades-chave de treinamento e mentoria e em planos de sucessão para posições importantes”, pontua.

Ela conta que, em 2020, as mulheres representavam 53% dos cargos de liderança e 64% do quadro funcional na L’Oréal Brasil. Com esforços do Grupo, foi possível atingir equidade até em áreas consideradas majoritariamente masculinas, como Finanças, Operações e Pesquisa & Inovação.

“Temos muito orgulho e queremos mostrar para o mercado que, mais do que possível, é necessário investir na pluralidade para sermos inovadores. Não há outra forma de avançarmos como sociedade, sem a transformação das organizações em culturas inclusivas”, acrescenta Renata.

O Prêmio WEPs Brasil 2021 reconheceu ainda, além da L’Oréal Brasil, outras empresas associadas à rede CCIFB: Deloitte, Leroy Merlin, EY, Renault do Brasil e Schneider Electric Brasil, na modalidade Ouro; Banco BNP Paribas Brasil na modalidade Prata; Accor e Demarest Advogados na modalidade Bronze; além das menções honrosas a Saint-Gobain e Carrefour.


CCI França-Brasil e ONU Mulheres: uma parceria pelo desenvolvimento sustentável

Desde 2017, a CCI França-Brasil é apoiadora das iniciativas da ONU Mulheres Brasil ligadas ao programa “Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”. Desde então, muitas empresas associadas à Câmara tornaram-se signatárias dos WEPs, sigla para Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles), contribuindo para os impactos gerados. Hoje, o Brasil é líder do programa na América Latina, com 517 companhias engajadas.

A plataforma WEPs é a norteadora para esse trabalho. Criada pela ONU Mulheres e o pacto global, ela contempla as dimensões de igualdade de gênero da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Ao aderir aos WEPs, as empresas assumem um compromisso público de promover ações pela equidade de gênero em seu ambiente de trabalho, na cadeia produtiva e comunidade.

Para Jaqueline Saad, diretora-executiva da CCI França-Brasil no Rio de Janeiro e membro do grupo de trabalho Pessoas Aliadas dos WEPs, a igualdade de gênero é um objetivo catalisador de diversidade e inclusão interseccional, inovação, governança e sustentabilidade. “Os 7 princípios de empoderamento funcionam como norteadores das empresas no fortalecimento, condução e monitoramento dessas transformações – em suas culturas organizacionais, seus mercados e comunidades nas quais estão inseridas”, ressalta.

 

Uma comissão para liderar e pensar coletivamente a transformação

A diversidade e inclusão no âmbito da equidade de gênero e do empoderamento de mulheres é um dos temas transversais da agenda da Comissão de Sustentabilidade e RSE da CCI França-Brasil do Rio de Janeiro. O engajamento de empresas da rede nessa temática fortalece o comprometimento com ações de desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro mais inclusivo. É o que ressalta a coordenadora da Comissão e diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil, Maya Colombani:

“Como Comissão de Sustentabilidade e RSE da CCIFB, estamos muito felizes de vermos nossas empresas respondendo com tanta força sobre um grande assunto da sociedade, que é o empoderamento feminino. Só juntando forças que vamos construir um Brasil mais justo e representativo, acelerando a igualdade de gênero, e também abraçando os desafios da inclusão social, racial e de PCDs, da luta contra a violência e defesa das pessoas LBGTQIA+.”

No contexto da equidade de gênero nas diretrizes dos WEPs, promover o protagonismo social e empoderamento das mulheres são práticas incorporadas de forma estratégica nas empresas:

“Não teremos uma grande sociedade sem grandes mulheres, por isso o empoderamento feminino e o protagonismo social são uma prioridade dentro da estratégia da L’Oréal e importante não só para o crescimento sustentável da empresa, mas de todas as companhias e da sociedade de forma geral”, complementa Maya.

A Comissão de Sustentabilidade e RSE reúne empresas de diferentes portes, com a participação de grandes companhias francesas de áreas diversas, para a troca de experiências e o desenvolvimento de iniciativas em conjunto orientadas pelos pilares ambiental, social e de governança.

 

Fórum Geração Igualdade

A CCI França-Brasil se une à Embaixada da França no Brasil para divulgar o Fórum Geração Igualdade, encontro feminista mundial mais importante dos últimos 25 anos. Iniciado pela ONU Mulheres e é co-presidido pela França e pelo México, em parceria com a sociedade civil e a juventude.

Após um lançamento na Cidade do México, em março de 2021, o Fórum Geração Igualdade acontece em Paris, de 30 de junho a 2 de julho. O evento reunirá chefes de Estado e de Governo, organizações internacionais e também representantes da sociedade civil, da juventude e do setor privado.

Para mais informações, clique aqui.

Para se inscrever no Fórum, clique aqui.

 

(Fotos: Arquivo L’Oréal)

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