Nova edição da Revista França-Brasil celebra 120 anos de sucesso da CCIFB

2020 é um ano de muitas comemorações para a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB). 

Este ano, a Câmara Francesa celebra 120 de sucesso, com sua trajetória marcada pela promoção de negócios sustentáveis e pela ampliação do comércio bilateral. 

Fundada em 1900, a CCIFB é a mais antiga câmara de comércio bilateral em atuação no Brasil e a maior câmara francesa da América Latina. 

A CCIFB conta com quatro unidades regionais (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná) e uma grande representação no Rio Grande do Sul. Em conjunto, possuem mais de 770 associados e formam uma ampla rede de atuação, estimulando o desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre os dois países. 

Além disso, as unidades regionais da Câmara de Comércio França-Brasil integram empresas em um ambiente único, por meio de eventos com lideranças empresariais e governamentais; e da disseminação de rico conteúdo, com ampla gama de serviços e benefícios para satisfazer necessidades empresariais.

A entidade atua ainda como interlocutora de diversos órgãos no mundo dos negócios e é parceira de diversas câmaras regionais pelo mundo. 

Adicionalmente, faz parte do Conselho das Câmaras de Comércio da União Europeia (Eurocâmaras de São Paulo), para uma ação coesa e positiva do empresariado no Brasil. 

Em celebração à sua longa e bem-sucedida trajetória, as edições da Revista França-Brasil de 2020 serão publicadas em duas edições especiais: A primeira edição já está no ar e aborda a forte presença de indústrias francesas no Brasil, que atuam nos mais diversos setores e estão profundamente alinhadas à estrutura produtiva e econômica do país.

A segunda edição, que irá ao ar no segundo semestre de 2020, irá destacar as companhias que atuam nas crescentes áreas de comércio e serviços do país. 

A Revista França-Brasil possui versões impressas, disponíveis nas unidades da CCIFB, também disponíveis para download e é uma importante ferramenta para fomentar negócios entre os dois países nos mais diversos setores econômicos, com destaque para  as áreas de indústria, comércio, serviços, cultura e turismo, entre outros.

As duas edições especiais da Revista França-Brasil visam reforçar que a relação franco-brasileira tem e se manteve produtiva e intensa ao longo dos anos e, principalmente, evidenciar o potencial existente para ampliar laços e desfrutar dessa relação bilateral.

Destaques Revista França-Brasil 2020.1:

A edição do primeiro semestre de 2020 da Revista França-Brasil está repleta de novidades e matérias interessantes, como por exemplo, artigos, análises e entrevistas.

Entre os destaques, é possível conferir uma entrevista com Sandrine Ferdane, CEO do banco BNP Paribas do Brasil e, até então, presidente da CCIFB.

Sandrine deixou a presidência da Câmara de Comércio França-Brasil no último dia 16 de março para retornar à Paris, passando o cargo para Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais no Grupo Carrefour Brasil e integrante da equipe gestora da CCIFB. 

Em entrevista à Revista França-Brasil, Sandrine celebra os 120 anos da CCIFB e a atuação das empresas francesas no Brasil. “Queremos uma Câmara aberta tanto a grandes quanto a pequenas empresas. Todas têm muito a contribuir”, destaca a CEO do BNP Paribas Brasil.

Na entrevista, Sandrine fala também sobre os aspectos que contribuem para a longa e admirável trajetória da CCIFB. 

Quando questionada sobre o tema sustentabilidade, Sandrine afirma que o tema foi escolhido pois tornou-se algo central que transforma o mundo, tratando-se de algo desejado pelo consumidor, pelo investidor e pelo funcionário.

“Até o final do ano, aposto que será um tema central na hora de pensar em um investimento, em projetos desenvolvidos e no dinheiro aplicado, para que se possa estar confortável com relação a essa questão. O País tem muito a contribuir com o meio ambiente, especialmente por sua importância nos recursos naturais. Esse tema aqui deverá ser preponderante”, conclui. 

Vale lembrar que no início do ano a Câmara de Comércio França-Brasil divulgou o Guia de Ações de Sustentabilidade, compartilhando o comprometimento de seus associados no âmbito da sustentabilidade.

Na sessão de inovação, lideranças à frente do BNP Paribas, Carrefour, Edenred e Ingenico falam sobre o projeto La Fabrique, centro de inovação francês inaugurado em fevereiro deste ano no State, em São Paulo.

Trata-se de uma parceria entre as quatro empresas francesas, líderes nos segmentos de corporate banking, varejo, soluções transacionais e soluções de pagamento, respectivamente, e que tem como objetivo investir e acelerar startups, além de incentivar o desenvolvimento de projetos tecnológicos no Brasil. 

O projeto adota como referência grandes complexos mundiais de inovação, entre eles o Station F, incubadora de empresas situada em Paris.

Para aqueles que gostam de números e análises sobre o mercado, a primeira edição especial da Revista França-Brasil traz ainda as conclusões da quinta edição da pesquisa barômetro, realizada pela CCIFB em parceria com a Ipsos, líder global de pesquisa de mercado e associada à Câmara de Comércio França-Brasil São Paulo (CCIFB-SP). 

Na pesquisa, os números apontam um cenário otimista para o empresariado franco-brasileiro.

Além disso, é possível conferir matérias que reforçam a marcante presença de indústrias francesas no Brasil, bem como suas contribuições para o país.

Confira a versão digital e todas as matérias, na íntegra, na parte das publicações, ou clicando aqui.

^