São Paulo conta com US$ 6 bilhões em projetos de concessão

À parte o setor de agronegócio, o segmento de infraestrutura deve ser o grande fator de crescimento da economia brasileira. O estado de São Paulo, por exemplo, já conta em carteira com 18 diferentes projetos de concessão que somam investimentos de US$ 6 bilhões. Os empreendimentos se concentram basicamente em mobilidade (51%), rodovias (33%), segurança (8%), educação (4%), lazer (3%) e parques (1%).

 

As informações foram dadas por Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, em live com a Câmara de Comércio Internacional França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP). A última live realizada foi com Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, sobre a reforma tributária.

 

Citando dados da secretaria, Meirelles disse que o governo de São Paulo trabalha em quatro eixos para aumentar a competitividade da economia: simplificação tributária, modernização regulatória, desburocratização e fast-track de investimentos. Do mesmo modo, conta com 14 diferentes polos de desenvolvimento, visando indústrias estratégicas para o mercado paulista.

 

Segundo Meirelles, o plano de concessões deve seguir acelerado agora, em função do arrefecimento da pandemia de Covid-19. A arrecadação paulista de tributos já voltou ao planejado no orçamento, ainda que a queda geral em 2020 deve ficar em torno de 9%, principalmente em razão da brutal queda de 28% em maio.

^