Sensibilização em Mediação Empresarial

Evento em parceria com a PUC-Rio uniu expertise francesa e excelência em ensino 

No final do mês de agosto, a CCI França-Brasil realizou em parceria com a PUC-Rio, o curso de extensão “Sensibilização em Mediação Empresarial”. O encontro uniu a expertise francesa no campo da Mediação – A França é referência no segmento e um dos países pioneiros na Europa a adotar a modalidade para resolução de conflitos – e a excelência de ensino por meio do Instituto de Direito da PUC-Rio, atraindo profissionais do meio empresarial que atuam em áreas diversas: Logística, Compras, Recursos Humanos e Jurídico.

Dividido em quatro temas principais, o curso explorou os aspectos legais e procedimentos técnicos da Mediação. O advogado e Mediador, Doutor em Direito Público, Carlos Roberto Siqueira Castro, foi quem abriu a programação com uma aula sobre o Marco Legal da Mediação e as transformações a partir da resolução online de conflitos – Online Dispute Resolution (ODR).  O programa ainda contou com as aulas:  Custo do Conflito e ADRs, por Renato Beneduzi; Princípios e Processo de Mediação, por Ricardo Nückel; e Atuação Complementar Colaborativa entre Mediadores e Advogados, por Samantha Pelajo.

Por apresentar benefícios como celeridade, menores custos e a possibilidade de construção de relações de comunicação mais sólidas entre as partes, a Mediação é uma modalidade alternativa de resolução de conflitos com grande potencial de expansão na área comercial. Nos últimos dois anos, a CCI França-Brasil tem realizado formações na área em parceria com instituições de referência, como o Centre de Médiation et d’Arbitrage de Paris (CMAP) e, mais recentemente, a PUC-Rio e seu Instituto de Direito.

^